Salada Verde

Um plano para salvar duas árvores 100% brasileiras da extinção

Jardim Botânico oficializa a criação do Plano de Ação Nacional para a Conservação (PAN) dos Faveiros que contempla duas espécies endêmicas do Brasil e sob risco de desaparecer

Duda Menegassi ·
15 de maio de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Restrita a poucas localidades no estado de Minas Gerais, o faveiro-de-wilson é uma árvore de copa larga que colore os domínios tanto da Mata Atlântica quanto do Cerrado com suas flores amarelas. Pressionada pelo avanço da ocupação e exploração humana, o faveiro-de-wilson chegou a ser considerado sob risco crítico de desaparecer. Pesquisadores e ambientalistas criaram então, em 2015, uma força-tarefa para salvar a espécie através de um Plano de Ação Nacional (PAN) exclusivo para a conservação do faveiro-de-wilson. Oito anos depois, os botânicos dobraram as apostas e incluíram outra espécie de árvore endêmica do Brasil e igualmente ameaçada no planejamento.

O Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Faveiros Ameaçados de Extinção foi aprovado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e oficializado nesta segunda-feira (15), no Diário Oficial da União. O PAN inclui duas espécies: o faveiro-de-wilson (Dimorphandra wilsonii) e o faveiro-da-mata (Dimorphandra exaltata), ambas classificadas atualmente como Em Perigo de extinção. 

O faveiro-da-mata é outra árvore que ocorre apenas no Brasil, restrita aos estados do sudeste – Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Assim como o faveiro-de-wilson, a árvore sofre com a perda e degradação do seu ambiente natural.

O planejamento do PAN prevê ainda a elaboração de estratégias para beneficiar a conservação de outras três espécies: faveiro-vermelho (Dimorphandra jorgei);  fava-de-anta (Dimorphandra gardneriana) e faveira-do-campo (Dimorphandra mollis). 

O objetivo geral do PAN é: “ampliar as estratégias para a conservação e recuperação das populações de faveiros e seus habitats com participação multissetorial”. As ações incluem geração e difusão de conhecimento das espécies-alvo, sensibilização ambiental e capacitação dos atores sociais para conservação, implementação de estratégias integradas de manejo e o fomento à criação de políticas públicas para conservar as espécies.

O PAN Faveiros terá um ciclo com duração de cinco anos, a começar em junho de 2023, e monitoramento anual.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
2 de março de 2023

Mata Atlântica ganha duas novas espécies de árvores já ameaçadas

Recém-descritas, pesquisadores encontraram poucas populações de uvaia-pitanga e da cereja-amarela-de-niterói e alertam para risco de extinção. Árvores foram encontradas no litoral fluminense

Notícias
17 de fevereiro de 2023

Raridade: população selvagem de pau-brasil é identificada na Trilha Transcarioca

Árvores foram descobertas com ajuda da ciência cidadã por voluntário da trilha, no Parque Estadual da Pedra Branca, e validadas com apoio do Jardim Botânico

Reportagens
21 de novembro de 2022

Produção de madeira com ipês pode triplicar na Amazônia, aponta pesquisa

Especialistas pedem cautela na aplicação dos dados para que uma exploração insustentável ou ilegal não avance em áreas preservadas da floresta equatorial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 12

  1. Marcelo de Moraes Vaz diz:

    Herdei recentemente uma propriedade na grande São Paulo com 40hectares de mata nativa intocada. Hoje vejo a importância de ter sido conservada por gerações e gerações de minha família. E continuará assim por mais outras tantas gerações.


  2. Deusinete Albani de Souza diz:

    Que bacana esta página!Tenho um pequeno fragmento de mata Atlântica em meu sitio totalmente preservada,e com espécies ameaçadas de extinção e na qual procuro preservar.Precisamos de parceria para catalogar muitas espécies.


  3. Evandro Camara diz:

    Somente cinco anos de PAN? Vamos aumentar para 10? Me parece mais adequado para iniciar um processo de recuperação da espécie e seu ambiente. Que os financiadores se animem!


  4. Napoleão Pereira Barbosa filho diz:

    Infelizmente árvores frondosas da mata atlântica, popularmente conhecidas por “pau canoa” estão morrendo, vitimadas por fungos. Temos 2 aqui as margens da represa Billings nestas condições. Muito triste! ” Gigantes sucumbindo” por seres minúsculos.


  5. Junior diz:

    Aqui no meu interior tem dessa árvore em abundância.


  6. Neuza Pires Leite Alves diz:

    Estou a disposição pra contribuir com a preservação, que acham de distribuírem mudas ou sementes, tenho um espaço pra plantar 🙌


  7. jose bruno fontes soares diz:

    Na região onde eu tenho um Sitio,tem muitos antigos fazei-o. Eles costumam cortar porque dizem que ocupa espaço do gado.nosso Sitio tem vários. Estou santo antonio de Pádua -rj


  8. Ananias diz:

    Esses não conhecem o Brasil, sou maranhense e lá tem essa árvore em qyase todos os municípios


  9. MAURO CAMILLO DUARTE diz:

    👏👏👏👏 Toda espécie nativa faz a diferença. Cada vez que se foca na restauração de uma planta, está em andamento a preservação de todo um habitat para espécies de aves e outros animais


  10. José Lindomar Pereira de Souza DE SOUZA diz:

    Seria muito interessante distribuir sementes para que pudéssemos contribuir com a recuperação das espécies. Eu me coloco a disposição de disseminar se eu receber sementes.


  11. Altair Cabral diz:

    Amei esta página!
    Estudar matérias como esta nos impulsiona a viver e conviver com o meio ambiente de forma racional cada vez mais e melhor.
    Estas informações nos alegra e nos faz viver com um pouco mais de esperança de que ainda existe pessoas lutando com unhas e dentes para proteger nosso meio ambiente.


    1. Obrigado pela mensagem e ficamos feliz que tenha gostado do nosso site, Altair! 🙂