“STF decide por paridade no Conama e cria precedente para formação de colegiados no país” e mais
23 de maio de 2023
O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, por unanimidade, na noite da última sexta-feira (19), ser inconstitucional a redução da participação da sociedade civil no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), ocorrida em 2019 por decreto do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a relatora Rosa Weber, sem órgãos colegiados, a Administração Pública passa a ter perfil “concentrado e autoritário”, o que seria incompatível com o regime democrático.
Nos Estados Unidos, há cerca de 800 espécies de aves, menos da metade da variedade brasileira, com suas 1.971 espécies.Lá, a observação de aves atrai 45 milhões de pessoas, gera 782 mil empregos e movimenta quase R$ 500 bilhões. No Brasil, os praticantes são em torno de 50 mil. Isso aponta um grande potencial para expandir a atividade, na avaliação de Raphael Sobania, guia de birdwatching e ornitólogo ligado ao projeto Papagaio Charão.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Ministro da Agricultura anuncia retomada do BID Pantanal
STF decide por paridade no Conama e cria precedente para formação de colegiados no país
Nova espécie de louva-a-deus é descrita na Amazônia matogrossense
Economia da observação de aves ajuda a preservar a Mata Atlântica
Quilombolas formam escudos de preservação da floresta na Amazônia Legal
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.