Quanto tempo leva para construir um órgão público? Hoje me peguei refletindo sobre o Ibama, o ICMBio e a Funai, três autarquias que Flávio Bolsonaro anunciou acabar se for eleito. Até haver condições políticas para decretá-las, até existir orçamento, até compor seus quadros, até normatizar seu funcionamento e até alcançar resultados, foram décadas.
O Ibama, formado a partir do rearranjo de outras agências no final dos anos 80, apesar de todas as dificuldades, é ainda o nome de referência quando se pensa em meio ambiente; o ICMBio, que nasceu do Ibama em 2007, representou caminhos mais modernos para a administração de 348 Unidades de Conservação federais; e a Funai, herdeira da ditadura e controlada historicamente por militares e até delegado de polícia, aprendeu à base de muita pressão com a sociedade civil e com os próprios povos como fazer política de forma participativa até que a gestão das políticas para 391 etnias estivesse nas mãos de duas mulheres indígenas depois de mais de 50 anos.
São duras trajetórias institucionais que atravessaram governos de direita, centro e esquerda tendo elementos em comum: baixíssimo orçamento, pouca importância política frente aos demais órgãos, insuficiência de servidores e de estrutura física, além de alto risco nos rincões do Brasil. Mesmo sob as gestões Marina Silva (2003-2008 e 2023-2026) no Ministério do Meio Ambiente (MMA), que tiveram como marca apoio incondicional à pauta e a construção séria de mecanismos que consolidaram as políticas ambientais, ou das breves passagens de cientistas sociais e sertanistas no comando da Funai, não faltaram ataques do legislativo e brigas internas entre os ministérios, tornando cada passo uma suada vitória. Nunca foi fácil. E nós, da sociedade civil, sempre tivemos que estar muito próximos desses órgãos dando e recebendo suporte – ajudando na implementação daquilo que foi desenhado na nossa Constituição de 1988. O meio ambiente ecologicamente equilibrado e o direito dos povos indígenas a suas terras representaram artigos constitucionais norteadores, fosse na melhor ou pior gestão.
No primeiro governo Bolsonaro (2018-2022), tudo mudou. A verborragia presidencial autorizava a ilegalidade ambiental, atacava os povos indígenas e transformava em alvos os próprios servidores públicos dessas autarquias. O risco de extinção dos órgãos fazia parte do projeto de governo, mas não foi concretizado por uma mistura de incompetência burocrática com conveniência econômica. O desmatamento na Amazônia escalou, os processos demarcatórios de terras indígenas foram paralisados, violências e arbitrariedades contra organizações da sociedade civil tiraram do nosso dia a dia os instrumentos para avançar. Era só sobreviver. Por sinal, ainda havia uma pandemia de Covid-19 como uma camada adicional que marcou para sempre a saúde mental de quem conseguiu atravessar aquele inferno.
Em 2023, o governo Lula recomeçou em frangalhos socioambientais mas, mesmo assim, em quatro anos, foi possível baixar novamente o desmatamento e fazer progressos na garantia territorial aos povos indígenas. Entre muitas outras políticas, foram retomados o Fundo Amazônia e o Plano Clima, tão central para que haja alguma chance de lidar com os eventos extremos que transformam chuvas em catástrofes e estiagens em fome.
Nessas eleições de segundo turno, não há duas escolhas. Temos uma proposta de continuidade que, de largada, já será a mais difícil de todas por causa da fragilização do Supremo Tribunal Federal, que se comportava como a rede de segurança para boa parte dos ataques na gestão Bolsonaro, e agora pela tomada avassaladora da extrema direita no Senado e na Câmara. E, de outro lado, temos o desmonte institucional com a ideia de fusão, esvaziamento ou extinção do Ibama, do ICMBio e da Funai, além do projeto de demolição da Constituição Federal que não apenas assegura as bases das políticas ambientais e indigenistas vigentes, mas o que de há de mais fundamental nos direitos sociais e trabalhistas de todos os brasileiros.
Desta vez, há condições externas favoráveis com Trump e a América Latina tomada por governos conservadores; e internas, com alinhamento entre Justiça, Legislativo e Executivo num mesmo projeto antidemocrático. Em dois cliques podemos transformar essas autarquias em terra arrasada, não tendo a quem recorrer quando os crimes explodirem nos territórios. Só há uma opção.
As opiniões e informações publicadas nas seções de colunas e análises são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do site ((o))eco. Buscamos nestes espaços garantir um debate diverso e frutífero sobre conservação ambiental.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Repetir o governo Bolsonaro? A vida pede socorro
Se com Lula as conquistas vêm com muita luta, com Flávio Bolsonaro não esperamos nada menos que o caos na gestão socioambiental e na vida das pessoas →
Congresso eleito terá perfil mais contrário à agenda ambiental, aponta Observatório do Clima
Sete em cada 10 parlamentares que estarão no Legislativo Federal em 2027 estão nas faixas de baixa convergência ambiental; No Senado, o quadro é pior →
Muito do futuro da conservação da natureza se decide no Congresso
Desmonte socioambiental e passivo institucional são apenas algumas das decisões que podem ser barradas ou avançadas no Legislativo →

Ótimo texto, ótimas informações! Precisamos votar 13, mesmo que alguém não goste do Lula, pois o Flávio é a barbárie… A grande dificuldade é fazer com que as pessoas entendam isso. As pessoas foram alienadas e manipuladas pelo bolsonarismo, e agora corremos um risco enorme no meio ambiente, na saúde, na educação, nas pesquisas… Temos que convencer o máximo de pessoas a irem votar 13, temos que proteger a popuação de si mesma