Notícias

Bonitinho, mas equivocado

Os chimpanzés são comumente usados na publicidade. No entanto, a prática pode estar com os dias contados. Isso porque um grupo de primatologistas tem atacado a indústria da comunicação por explorar a espécie como "frívolos sub-humanos", que podem ser vistos como objetos de diversão e ridicularização. De acordo com os cientistas, vestir chimpanzés com roupas ou fazê-los realizar atividades cotidianas dos humanos dá às pessoas a impressão de que eles não são uma espécie em extinção. Segundo um levantamento realizado pelo grupo, 90% dos entrevistados acreditavam que gorilas e orangotangos eram espécies ameaçadas, contra 72% dos que pensavam a mesma coisa dos chimpanzés. O resultado indica uma percepção completamente errada, já que os chimpanzés têm sofrido um declínio catastrófico no estado selvagem e as estimativas indicam que a espécie poderá ser extinta dentro de algumas décadas. A campanha já surtiu algum efeito e a revista Science retirou de suas páginas os anúncios que exploravam os primatas. A notícia é do jornal inglês The Independent.

Redação ((o))eco ·
14 de março de 2008 · 18 anos atrás

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.