Notícias
Nova onda
“Ecochato” que nada, a moda agora é ser “scuppie”, a última palavra em comportamento de consumo e a mais nova “tribo” que começa a ganhar espaço nas grandes cidades. Criada pelo americano Chuck Failla, um executivo do mercado financeiro, a palavra scuppie é a sigla para Socially Conscious Upwardly-mobile Person, algo como “pessoa socialmente consciente e ligada nas novidades tecnológicas”. O scuppie é o cara que não abre mão do conforto e das facilidades tecnológicas, desde que os rótulos “ecofriendly” estejam embutidos em suas compras. Eles também dirigem carros híbridos, consomem produtos orgânicos e juram que trocarão as fraldas descartáveis dos filhos pelas de pano. São consumistas, sim, mas tudo pelo “bem do planeta”. Para lançar sua nova filosofia de vida, Failla criou até um site que explica direitinho a nova onda. O problema é que o executivo tem ganhado tantos adeptos quanto críticas, diz o blog da jornalista Andrea Vialli, que escreve para o Estadão. Segundo ela, o “bussiness as usual” é que predomina, com a diferença da maquiagem ecologicamente correta.