Salada Verde

Crescem áreas protegidas no mundo, diz estudo

Artigo publicado na revista Biological Conservation de maio aponta aumento nas áreas protegidas no mundo. O estudo concluiu que 12,8% das terras do planeta estão hoje sob proteção, pelo menos no papel. Em 1985, a quantidade era três vezes menor (3,48%). Destes 12,8%, 5,8% estão sob proteção integral e 74% se encontram no Brasil, o que os autores do estudo consideraram “expressivo”. Apesar dos números parecerem otimistas, ainda falta muito para que todos os biomas alcancem a meta definida pela Convenção da Diversidade Biológica das Nações Unidas de 10% até 2010. Das 14 regiões analisadas, seis ainda estão abaixo da meta, como pradarias de clima temperado e florestas mediterrrâneas. A notícia é da Folha de S.Paulo.  

Salada Verde ·
4 de junho de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Colunas
30 de julho de 2026

Quando negar já não basta: as novas faces da desinformação climática

Observamos como o negacionismo climático passou a conviver com estratégias de greenwashing e a transformar os principais responsáveis pela mudança do clima em agentes da solução

Notícias
29 de julho de 2026

Estudo alerta sobre impacto das mudanças climáticas na restauração ecológica

Para aumentar resiliência e adaptação climática em plantios de espécies nativas, estudo mapeia 48 Zonas de Transferência de Sementes no país com climas e condições similares

Análises
29 de julho de 2026

A reconstrução da política ambiental esbarra no déficit de servidores

Estudo identifica avanços na reconstrução da política ambiental e mostra como o déficit de pessoal reduz a capacidade do Estado de transformar planos em resultados

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.