
Com apoio da Unesco, belos picos e parques montanhosos como Kilimanjaro (Tanzânia), Monte Hood (Estados Unidos), Bergstasse (Alemanha), Eisenwurzen (Áustria) e Gaina e Covsna (Romênia) passaram a integrar nos últimos dias a Associação Internacional de Montanhas Famosas. E a idéia ganhou corpo em um lugar muito especial, no Monte Lushan, um dos mais visitados da China, país onde há séculos as montanhas recebem peregrinos e são ponto descanso e contemplação. Mas todos esses povos têm em comum problemas com degradação, poluição e desrespeito por essas formações. Daí veio a associação, para unir forças e dividir experiências de desenvolvimento econômico e proteção ambiental, nos cinco continentes. As regiões que já abraçaram a iniciativa ganharão o status de geoparques, chancela das Nações Unidas para zonas de grande importância científica, ecológica, cultural e arqueológica. O único geoparque da América Latina fica no Brasil: a região do Araripe, no Ceará.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
As árvores não falham. As cidades, sim
Em um clima cada vez mais extremo, o risco não está nas árvores, mas em décadas de planejamento inadequado, manejo deficiente e negligência com a arborização urbana →
Ex-ministra da Agricultura de Bolsonaro pode ser vice de Flávio
Senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou, em nota, que discutiu a possibilidade de compor a chapa com o filho do ex-presidente, mas que decisão ainda precisa passar pelo partido →
A volta dos muriquis às matas de Ibitipoca, em Minas Gerais
Reintrodução de três muriquis-do-norte foi feita nesta quarta-feira e marca o retorno do primata à floresta de onde espécie foi localmente extinta há décadas →
