Salada Verde

Operação no Araripe

Governo fecha empresas que usavam madeira ilegal e aposta que manejo da Caatinga é solução, algo nem sempre aprovado por especialistas.

Salada Verde ·
18 de janeiro de 2010 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Uma recente operação federal contra desmatamentos na Caatinga fechou sete indústrias no polo gesseiro de Araripe, no interior de Pernambuco, a quase setecentos quilômetros de Recife. As empresas estariam queimando madeira nativa ilegal em seus fornos. Em uma das plantas lacradas, no município de Trindade, havia 35 metros cúbicos esteres de madeiras como visgueiro, catingueiro e marmeleiro. em 2007, um total de 56 empresas já haviam sido embargadas por uso de madeira ilegal, mas voltaram a atuar depois de assinarem um Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público. O pólo de Araripe é responsável por 95% da produção nacional de gesso e, segundo o Ministério do Meio Ambiente, sete em cada dez empresas de lá operam na legalidade, aproveitando madeira manejada para alimentar fornos e derreter a gipsita, pedra usada na produção do gesso. Como O Eco mostrou (abaixo), a sustentabilidade do manejo naquela região não é consenso entre especialistas.

Saiba mais:
Mata branca está em brasa

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
21 de setembro de 2026

Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia

Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923

Análises
21 de setembro de 2026

Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?

Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores

Análises
21 de setembro de 2026

Ariranhas em risco: como conciliar conservação e turismo de observação?

O Pantanal se consolida como destino mundial de observação de fauna, mas o crescimento do turismo ainda ocorre sem diretrizes e políticas claras

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.