Salada Verde

Carteiras cassadas

Governo suspende 79 mil carteiras de pescadores para averiguar possíveis ilegalidades, como óbito sem baixa na carteira e duplo emprego.

Salada Verde ·
27 de janeiro de 2010 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

O Ministério da Pesca e Aquicultura suspendeu na última sexta (22) 79 mil carteiras de pescadores no país para averiguar possíveis desvios no registro desses profissionais. Se as irregularidades forem confirmadas, os documentos serão cassados e serão cortados benefícios como crédito e óleo diesel subsidiado, seguro defeso, salário maternidade e auxílio doença. As pessoas notificadas têm 60 dias para prestar esclarecimentos ao governo.

Os casos mais graves foram registrados no Pará, onde dez mil pessoas inscritas como pescadores podem estar exercendo outras atividades. Também há casos de óbitos sem baixa dos registros, que podem chegar a 3.500 pessoas, e vínculo empregatício fora da atividade pesqueira, somando 48 mil casos. E chegam a 16 mil os casos de registros por beneficiários da Previdência impedidos de exercer atividades profissionais, como idosos e deficientes.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Entre 2005 e 2006, o governo fez um recadastramento nacional de pescadores que resultou na diminuição de 503 mil para 350 mil profissionais. Nos últimos dois anos, foram canceladas também diversas carteiras em operações pontuais nos estados do Amazonas, Rio Grande do Norte e Pará. Atualmente, há 850 mil pescadores profissionais registrados no país.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
31 de julho de 2026

Justiça determina que Rio incorpore clima no processo de licenciamento ambiental

Decisão estabelece prazo de 90 dias para que prefeitura passe a exigir de empreendimentos poluidores plano de mitigação de emissões e medidas de compensação

Colunas
31 de julho de 2026

A Era do Fogo: o alerta que vem da França

Os incêndios franceses demonstram que capacidade técnica e econômica, embora indispensáveis, não garantem proteção quando os ecossistemas perdem resiliência

Análises
30 de julho de 2026

As árvores não falham. As cidades, sim

Em um clima cada vez mais extremo, o risco não está nas árvores, mas em décadas de planejamento inadequado, manejo deficiente e negligência com a arborização urbana

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.