A leitora Izabella C. Fioramonti, de Ribeirão Preto, enviou a O Eco as imagens deste belo pássaro encontrado em seu quintal. Vejam a mensagem dela:
“Nesta noite meu marido encontrou uma ave no quintal de casa ela estava nervosa por não conseguir voar alto a ponto de ultrapassar o muro. Então eu a peguei e tentei acalmá-la para poder soltá-la. Quando a peguei, fiquei surpreendida com tal beleza, algo que jamais tinha visto, ela era pequena, com garras grandes até parecendo ser grande demais para seu tamanho, as penas eram pretas meio acinzentadas, macias e brilhosas, e o que mais me chamou atenção é que seu bico comprido e fino era de um verde lindo. Quando a aconcheguei em minhas mãos, ela se acalmou e então, próximo a uma cerca que separa a rua de uma pequena mata, a coloquei e, calmamente, ela saiu voando.
Por favor vocês amantes e conhecedores poderiam me informar que ave é esta?”
E então, ornitólogos, alguma dica para Izabella?

Leia também
Amazônia registra maior número de queimadas da última década em janeiro
Queimadas acima da média também foram registradas em outros biomas, como Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica →
Plano Clima concentra metas, mas especialistas apontam lacunas na implementação
Sumário executivo sintetiza metas e compromissos climáticos do país, mas análises apontam indefinições sobre execução, financiamento e o nível real de esforço para cumprir as promessa →
Vale precisa apresentar esta semana plano para conter danos do vazamento em Congonhas
Justiça deu prazo de 5 dias para apresentação do documento voltado majoritariamente ações ambientais, com multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento →



Boa noite, acabei de encontrar uma igual no quintal de casa aqui na serra da Cantareira ,e ela também me pareceu assustada e não estava conseguindo voar.E procurando pra saber que pássaro era, acabei lendo seu relato.
Nossa uma saracura-sanã (Pardirallus nigricans) que privilégio poder pegar um pássaro lindo desse. Uma pena não ter visto essa foto antes, e uma pena ninguém até hoje ter respondido essa pergunta aqui. Parabéns pelo seu respeito a essa linda ave Izabella.