Salada Verde

Manejo sustentável na zona da BR-163

Serviço Florestal abre edital de concessão de 210 mil hectares no sudoeste do Pará.

Redação ((o))eco ·
28 de outubro de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

No dia 27 de outubro o Serviço Florestal Brasileiro abriu o primeiro edital de concessão para a produção sustentável de madeira no Pará. A área fica localizada na Floresta Nacional do Amana e possui 210 mil hectares. Com o edital, o governo federal inicia a disponibilização de 800 mil hectares para manejo de madeira na Amazônia, na região de influência da BR-163.

A área tem importância estratégica para a região (entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga) , que tem um dos piores indicadores sociais do país. Os 210 mil hectares concedidos serão divididos em cinco áreas com extensões diferentes, de aproximadamente 30 a 89 mil hectares cada unidade de manejo. Os concorrentes serão pontuados de acordo com critérios estabelecidos no edital. Entre os parâmetros avaliados estão fatores econômicos, sociais e ambientais, eficiência, grau de processamento local e o preço por metro cúbico de madeira.

O edital priorizará quem oferecer a melhor relação entre geração de emprego e baixo impacto ambiental da exploração, é aberto a empresas grandes e pequenas, associações e cooperativas. O contrato terá duração de 40 anos, e nos primeiros anos os vencedores do edital receberão descontos em pagamentos de suas atividades.

Leia também

Salada Verde
8 de outubro de 2025

Senado aprova transferência simbólica da capital para Belém durante a COP30

A proposta busca destacar a importância da Amazônia e do Pará no centro das discussões globais sobre a crise climática

Salada Verde
8 de outubro de 2025

Educação climática avança pouco nas escolas brasileiras, apesar do interesse dos professores

Pesquisa mostra que 92% dos docentes consideram o tema essencial, mas a falta de apoio, formação e políticas públicas impede que a crise do clima entre de vez na sala de aula

Salada Verde
8 de outubro de 2025

Conservação das onças rende a brasileira prêmio internacional WINGS 2025

Bióloga Yara Barros está entre as vencedoras da Women of Discovery, homenagem a mulheres que transformam o mundo pela ciência; pesquisadora coordena o Projeto Onças do Iguaçu

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.