Salada Verde

Manejo sustentável na zona da BR-163

Serviço Florestal abre edital de concessão de 210 mil hectares no sudoeste do Pará.

Redação ((o))eco ·
28 de outubro de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

No dia 27 de outubro o Serviço Florestal Brasileiro abriu o primeiro edital de concessão para a produção sustentável de madeira no Pará. A área fica localizada na Floresta Nacional do Amana e possui 210 mil hectares. Com o edital, o governo federal inicia a disponibilização de 800 mil hectares para manejo de madeira na Amazônia, na região de influência da BR-163.

A área tem importância estratégica para a região (entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga) , que tem um dos piores indicadores sociais do país. Os 210 mil hectares concedidos serão divididos em cinco áreas com extensões diferentes, de aproximadamente 30 a 89 mil hectares cada unidade de manejo. Os concorrentes serão pontuados de acordo com critérios estabelecidos no edital. Entre os parâmetros avaliados estão fatores econômicos, sociais e ambientais, eficiência, grau de processamento local e o preço por metro cúbico de madeira.

O edital priorizará quem oferecer a melhor relação entre geração de emprego e baixo impacto ambiental da exploração, é aberto a empresas grandes e pequenas, associações e cooperativas. O contrato terá duração de 40 anos, e nos primeiros anos os vencedores do edital receberão descontos em pagamentos de suas atividades.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.