Notícias

((o)) eco participa de congresso de jornalismo ambiental

A roda de conversa contou com Karina Miotto, editora de ((o))eco Amazonia, Márcia Soares, do Fundo Vale e do jornalista Sergio Abranches.

21 de novembro de 2011 · 15 anos atrás
Fotos: Elisângela Batista / Agência Report
Fotos: Elisângela Batista / Agência Report
De 17 a 19 de novembro aconteceu no Rio de Janeiro o IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. Na sexta, 18, a editora de ((o)) eco Amazonia, Karina Miotto, participou de uma roda de conversa sobre a panamazônia ao lado de Márcia Soares, do Fundo Vale e de um dos fundadores de ((o)) eco, o cientista político e jornalista Sergio Abranches.

Karina apresentou o projeto ((o))eco Amazonia – um site que nasceu em março de 2010 depois de uma conversa entre Marcos Sá Corrêa, a Articulação Regional Amazônica (ARA) e a Fundação Avina. Ela explicou que, entre as missões do site estão a “cobertura jornalítica de qualidade, aprofundada e multimídia sobre a Panamazônia, aumentar o número de colaboradores e fortalecer a rede de especialistas e jornalistas da região, contribuir para a conservação e o desenvolvimento sustentável do bioma Amazônia e transformar ((o))eco em referência mundial de notícias sobre a floresta”. “O Eco é um grande orgulho do Marcos Sá Corrêa, meu e do Kiko Brito. E ((o)) eco Amazonia é a nossa realização total por ser multimídia e trilíngue”, completou Abranches. Márcia, por sua vez, falou sobre a Amazônia e sua importância dentro do contexto global. “Por meio do Fundo Vale, estamos presentes em projetos que envolvem muitas regiões da Amazônia Brasileira”, disse.

Diversos jornalistas participaram da roda de discussão. Foram abordados temas como o “império” do Brasil sobre os demais países amazônicos, grandes projetos de infraestrutura na região, diversidade de pautas, entre outras coisas. Ao ser questionada sobre a melhor maneira de um jornalista fazer uma boa cobertura sobre a Amazônia, Karina disparou: “viajando até a floresta. Experienciar a realidade amazônica é a melhor maneira e a mais eficiente de descobrir pautas sobre a região. Para escrever bem sobre a Amazônia é preciso, no mínimo, conhecê-la”.

Márcia Soares
Márcia Soares
Sérgio Abranches
Sérgio Abranches
Karina Miotto
Karina Miotto

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
8 de setembro de 2026

Ultrapassar 1,5°C não pode ser normalizado

Mesmo que a temperatura global possa ser reduzida no futuro, os danos produzidos durante o período de maior aquecimento não serão automaticamente revertidos

Notícias
8 de setembro de 2026

Registros inéditos revelam área-chave para reprodução de tubarões no litoral do RJ

Pesquisa identifica fêmeas grávidas e mapeia potencial berçário de três espécies de tubarão, duas dela ameaçadas, no complexo estuarino de Ilha Grande-Sepetiba

Salada Verde
8 de setembro de 2026

Documentário apresenta o ritmo das águas do Pantanal e a vida que elas sustentam

Curta documental “Pulsar” explora os ciclos de cheia e seca como fio condutor e o sistema que conecta toda biodiversidade pantaneira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.