Notícias

Langur-cinzento, temido extinto, é fotografado em Bornéu

Expedição avista primata raro, na lista dos 25 primatas mais ameaçados do mundo. Cientistas receavam que ele já estivesse extinto.

Vandré Fonseca ·
23 de janeiro de 2012 · 12 anos atrás
Armadilhas fotográficas registraram animal no nordeste de Bornéu. Foto: Erik Fell
Armadilhas fotográficas registraram animal no nordeste de Bornéu. Foto: Erik Fell
Aninal é tão raro que cientistas temiam que estivesse extinto. Foto: Erik Fell
Aninal é tão raro que cientistas temiam que estivesse extinto. Foto: Erik Fell
Ao contrário do que receavam os cientistas, o langur-cizento ou langur-de-hose (Presbytis hosei canicrus) ainda sobrevive. Uma expedição realizada no ano passado em uma remota e preservada floresta da Indonésia conseguiu fotografias do bicho, incluído na lista dos 25 primatas mais ameaçados do mundo. Ninguém imaginava que ele ainda pudesse ser encontrado nessa região.

“Nossas fotografias de Wehea são das poucas fotos que temos deste macaco”, afirma Brent Loken, da Universidade Simon Fraser do Canadá, e um dos colaboradores do projeto. A descoberta foi publicada no Jornal Americano de Primatologia.

Pesquisadores querem fazer uma nova expedição para estimar população restante do langur-cinzento. Foto: Erik Fell
Pesquisadores querem fazer uma nova expedição para estimar população restante do langur-cinzento. Foto: Erik Fell

O animal foi descoberto em 1934, mas, em torno de 2004, temia-se ter sido extinto. Essa impressão ficou ainda mais forte após 2008, quando uma busca para encontrá-lo não teve sucesso. O gênero Presbytis vive em Bornéu, Sumatra, Java e na Península de Málaca. Em Bornéu, o langur-cinzento viveu habitualmente em uma pequena porção no nordeste da ilha, uma área ameaçada por incêndios e o avanço da agricultura e mineração.

As armadilhas fotográficas foram montadas em junho, na floresta de Wehea, uma área de 38 mil hectares de mata tropical preservada, onde vivem pelo menos 9 espécies de primatas – além do homem -, entre eles o orangotango-de-bornéu. A intenção era registrar outros animais, como leopardos e orangotangos. Agora, os pesquisadores pretendem realizar uma nova expedição à floresta, para estimar a população de langures-cinzentos que vivem ali e nas redondezas.

Leia também

Notícias
2 de maio de 2024

Chuvas no RS – Mudanças climáticas acentuam eventos extremos no sul do país

Cheias batem recordes históricos e Rio Grande do Sul entra em estado de calamidade. Mais de 140 municípios foram atingidos e barragem se rompeu na serra

Notícias
2 de maio de 2024

Estudo sobre impacto das alterações no clima em aves pode ajudar espécies na crise atual

Alterações climáticas reduziram diversidade genética de pássaros na Amazônia nos últimos 400 mil anos, mas algumas espécies apresentaram resistência à mudança

Reportagens
2 de maio de 2024

Sem manejo adequado, Cerrado se descaracteriza e área fica menos resiliente às mudanças no clima

Estudo conduzido ao longo de 14 anos mostra que a transformação da vegetação típica da savana em ‘cerradão’ – uma formação florestal pobre em biodiversidade – ocorre de forma rápida; mata fica menos resistente a secas e queimadas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.