Análises

Por que continua a destruição das florestas tropicais?

Redação ((o))eco ·
4 de março de 2008 · 18 anos atrás

De Pedro Baía Júnior

Prezado editor,

Gostaria de tecer um breve comentário sobre o texto de Marc Dourojeani “Por que continua a destruição das florestas tropicais?”, pois acredito que sua larga experiência o garante conhecimentos suficientes para criticar o modelo de desenvolvimento dos países da América do Sul e apresentar idéias para a formulação de uma Amazônia melhor. Contudo, vejo no seu discurso, a falta de comentários sobre o papel histórico que os países desenvolvidos, apresentados por ele como modelos de seguidores da “Lei e dos Bons Costumes”, têm no processo de destruição das florestas tropicais.

Pois lembro que os nossos recursos renováveis como madeiras nobres e não-renováveis como diversos minerais não são utilizados, em sua maioria, para garantirem a subsistência das comunidades locais da Amazônia, mas abastecem, em troca de migalhas, os grandes mercados internacionais.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Seria bom que fosse formulado também um discurso voltado aos chefes das grandes nações mundiais que, em troca do crescimento econômico, destruíram suas riquezas naturais e agora, atrás de um “discurso verde”, propõe a defesa da Amazônia para a salvação do Planeta, mas continuam sua ofensiva de poluição e consumo sem precedentes.

Atenciosamente,

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
6 de maio de 2026

Sítio arqueológico é vandalizado com pichações no Parque Nacional Serra do Cipó

Local teve a visitação interditada enquanto aguarda vistoria do Iphan para mensurar os danos ao patrimônio arqueológico; ICMBio abre canal de denúncias para identificar suspeitos

Colunas
6 de maio de 2026

O Relógio da Dignidade: o despertar de um paradigma

O debate sobre o fim da escala 6×1 no mercado de trabalho não é apenas uma disputa entre capital e trabalho, mas uma reavaliação do conceito de produtividade na era da economia do conhecimento

Notícias
5 de maio de 2026

Organizações cobram reparação por impactos de Belo Monte após dez anos

Entidades divulgam carta aberta com críticas à operação da usina e cobram resposta do Estado brasileiro; Hidrelétrica no Xingu ainda impacta região

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.