Análises

Meu tributo à Marina Silva II

Redação ((o))eco ·
26 de maio de 2008 · 18 anos atrás

De Roberto Berlinck

Suzana,

Embora seu texto ressalte praticamente todas as ações positivas da ex-ministra Marina Silva frente à seu ministério, não abordou o problema da criação da CGEN e da regulamentação do acesso ao patrimônio genético. Como professor e pesquisador da USP há 15 anos, minha pesquisa se volta à descoberta de substâncias com potencial uso como medicamentos. Durante a gestão da ex-ministra, a obtenção de autorizações para a realização de pesquisas desta natureza foi EXTREMAMENTE dificultada.
Pesquisadores do Brasil inteiro trabalham como criminosos, pois não têm autorização para realizar pesquisas desta natureza, devido à burocracia e morosidade da avaliação das solicitações de autorização de acesso ao patrimônio genético. Minhas autorizações demoraram 6 anos para sair.

É aceitável?

É concebível que a ex-ministra e seu gabinete tenham imposto tantas restrições à pesquisa sobre biodiversidade no Brasil? Estas restrições foram inclusive comentadas na revista NATURE, altamente prestigiosa.

Infelizmente sua proposta de candidatura da ex-ministra à presidência é infeliz porque não avalia os defeitos e contras da gestão da ex-ministra, somente os prós. Ora, infelizmente a ministra faz parte de um grupo político que acredita que a Amazônia e a biodiversidade brasileira devem permanecer intocadas, o que é um verdadeiro absurdo.

A pesquisa sobre a biodiversidade brasileira deve, sim , ser regulamentada, mas não barrada e impedida. De forma alguma. Vários pesquisadores brasileiros foram PRESOS por transportarem material biológico para pesquisas, enquanto que (sabe-se muito bem) biopiratas entram e saem através das fronteiras sem qualquer problema.

Não é esse o caso de “missionários” estrangeiros que vêm ao Brasil catequisar índios (como se estivéssemos nos idos de 1600), e transportam amostras de plantas e animais além fronteiras?

A vigilância sobre pesquisadores brasileiros é ferrenha – não é a mesma sobre biopiratas estrangeiros.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.