Notícias

Resoluções de Ano Novo

Parece que os americanos abraçaram mesmo o ambientalismo. Esse ano, mais da metade prometeu metas pessoais para 2010 ligadas à conservação.

Eduardo Pegurier ·
4 de janeiro de 2010 · 14 anos atrás

Os americanos ultrapassaram uma barreira curiosa nesse início de ano. Nas resoluções das pessoas para 2010, mais da metade, ou 53%, citaram algum objetivo ligado ao meio ambiente.Em 2009, esse número foi de 49%. Mais de três quartos querem economizar energia, reciclar mais e comprar de empresas socialmente responsáveis; 72% pretendem levar as próprias sacolas para o supermercado, comparado a apenas 42% em 2008.

Méritos de cada um a parte, é interessante lembrar o conceito da curva de kuznets ambiental. Segundo ele, nos primeiros estágios de desenvolvimento econômico os países poluem muito, mas à medida que ficam ricos essa relação se inverte: o crescimento da renda leva a uma queda da poluição. Uma das razões para esse efeito é a mudança das preferências. Quanto menos preocupados com necessidades básicas, mais estamos interessados em proteger a natureza mudando hábitos ou votando em candidatos que defendem uma agenda nesse sentido.

Mas voltando às resoluções de fim de ano, tenho três pequenas metas pessoais para 2010:

Dar tudo o que eu não uso: o que inclui principalmente objetos, livros já lidos e roupas. Não necessariamente essas coisas são velhas, porém podem ter sido compras das quais me arrependi por alguma razão. O resultado é criar espaço, simplificar a vida e, além de fazer algum bem a quem ganhar, evita uma compra repetida.

Produzir menos lixo: impressiona a quantidade de lixo gerada em uma casa de apenas duas pessoas. Me parece que o truque é comprar melhor qualidade e menos quantidade, para usar tudo até o finzinho. Reduzir a quantidade de embalagem nas compras também parece fundamental.

Por fim, comer menos carne de qualquer tipo. Não sou vegetariano nem pretendo me tornar um. Mas excesso de proteína animal não faz nenhum bem à saúde e a criação de bois, galinhas e porcos consome muito mais recursos do que a produção de vegetais.

Todas as três metas podem ser classificadas como situações ganha-ganha. Ou seja, me beneficio e ao mesmo tempo reduzo minha pegada ambiental.

Outras sugestões?

Aproveitando, um feliz 2010!

  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.