Notícias

Multa para os sujões

Praia Grande, no litoral de São Paulo, estipula multa para quem for pego jogando lixo pela janela do carro.

Redação ((o))eco ·
25 de março de 2010 · 15 anos atrás

Cena comum em rodovias, estradas e ruas brasileiras é gente jogando lixo pela janela do carro. Praia Grande, no litoral paulista, tomou uma medida radical que deveria ser imitada em todo o país. Afinal, como diz o ditado popular, o órgão mais sensível do corpo é o bolso. Uma lei municipal recentemente aprovada prevê multa para quem for pego jogando resíduos nas praias e calçadas pelas janelas dos carros.

Mas nem tudo é repressão, por isso a legislação também cria um dia municipal da limpeza, que será lembrado anualmente no terceiro sábado de setembro, e prevê palestras, discussões e oficinas para promover a limpeza do ambiente urbano.

O valor das multas será fixado em decreto. Confira o texto da lei aqui. Em nota da prefeitura, a secretária de Serviços Urbanos, Raquel Auxiliadora Chini, destaca que a ajuda da população é fundamental para a manutenção da Cidade. “A administração investe nos trabalhos diários de limpeza, mas a participação dos munícipes é essencial. Não jogando lixo na rua evita-se diversos problemas, como canais e bocas-de-lobo obstruídos, além de criadouros de mosquitos e demais insetos”. (Aldem Bourscheit)

 

Leia também

Podcast
22 de novembro de 2024

Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina

A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar.

Manguezal na maré baixa na Ponta do Tubarão, em Macau (RN). Foto: Alex LN / Creative Commons
Salada Verde
22 de novembro de 2024

Supremo garante a proteção de manguezais no país todo

Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono

Reportagens
22 de novembro de 2024

A Floresta vista da favela

Turismo de base comunitária nas favelas do Guararapes e Cerro-Corá, no Rio de Janeiro, mostra a relação direta dos moradores com a Floresta da Tijuca

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.