Reportagens

Panamazônia para o mundo

INPE oferece proposta de colaboração a países com florestas tropicais para mapeamento com sensoriamento remoto usando imagens públicas e softwares livres.

Redação ((o))eco ·
1 de março de 2010 · 14 anos atrás

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apresentou em Bali, na Indonésia, sua proposta de cooperação para operar o projeto Panamazônia, aplicável em países que com cobertura de florestas tropicais. A idéia é permitir o monitoramento florestal por sensoriamento remoto com o uso de softwares livres e imagens públicas de satélites como o Nasa-Geocover & Modis e CBERS (Satélite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres), depois de uma etapa de treinamento com equipes locais.

De acordo com o projeto o mapeamento pode ser feito por cobertura florestal, por desmatamento, reflorestamento, cobertura de cerrado, desmate no cerrado, regeneração neste bioma, e ainda por tempo de reflorestamento e regeneração, hidrologia e drenagem.

O Projeto Panamazônia foi concebido ainda em 1992 e em 2005 entrou em sua segunda fase, capacitando técnicos dos países amazônicos para montagem de bancos de dados e trocas de imagens para o monitoramento completo da floresta amazônica.

Na imagem abaixo, um exemplo de análise de cobertura vegetal na região amazônica.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.