Reportagens

Tempo seco se aproxima na Amazônia

De acordo com boletim do SIPAM, na região do arco do desmatamento, a previsão é de pouca umidade, podendo chegar a menos de 30%.

Redação ((o))eco ·
5 de maio de 2010 · 16 anos atrás
Níveis de umidade na região amazônica (fonte SIPAM)


(Manaus, com informações do Sipam
) – Segundo o Boletim Climático da Amazônia divulgado nesta terça-feira (04.05) pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) o mês de maio deve apresentar intensidade de chuvas semelhante a abril, mas em junho e julho o clima deve ficar mais seco.

“Maio é considerado um mês de transição, ou seja, saímos da estação chuvosa para a seca, podendo as condições meteorológicas apresentarem-se com características da estação chuvosa, dias com bastante nebulosidade e chuva com trovoadas, e da estação seca, diascom chuvas isoladas e poucas nuvens”, explica a meteorologista Ana Cleide Bezerra.

Porém para a região do arco do desmatamento, a previsão é de pouca umidade, podendo chegar a menos de 30%, e grande amplitude de temperatura, com madrugadas frias e tardes quentes. “Destaca-se também a estação seca no sul da Amazônia, onde predomina uma massa de ar seca,dificultando a formação de nebulosidade”, afirma Meteorologista do Sipam. Ou seja perigo de fogo na mata. (Vandré Fonseca)

Leia também

Salada Verde
9 de dezembro de 2025

Começa a ganhar forma uma nova frente contra o tráfico de espécies no Brasil

Plano nacional em construção promete integrar, fortalecer e orientar políticas públicas contra esse grave crime ambiental

Notícias
9 de dezembro de 2025

Senado aprova PEC do marco temporal às vésperas do julgamento no STF

Aprovado em dois turnos no mesmo dia, votação contou com discursos racistas e denominação aos povos originários de forma indevida

Análises
9 de dezembro de 2025

Equilíbrio, harmonia e estabilidade podem transformar os cuidados com incêndios em gestão de fogo 

A longa travessia entre a teoria do manejo integrado e sua prática no território brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.