Reportagens

Tempo seco se aproxima na Amazônia

De acordo com boletim do SIPAM, na região do arco do desmatamento, a previsão é de pouca umidade, podendo chegar a menos de 30%.

Redação ((o))eco ·
5 de maio de 2010 · 16 anos atrás
Níveis de umidade na região amazônica (fonte SIPAM)


(Manaus, com informações do Sipam
) – Segundo o Boletim Climático da Amazônia divulgado nesta terça-feira (04.05) pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) o mês de maio deve apresentar intensidade de chuvas semelhante a abril, mas em junho e julho o clima deve ficar mais seco.

“Maio é considerado um mês de transição, ou seja, saímos da estação chuvosa para a seca, podendo as condições meteorológicas apresentarem-se com características da estação chuvosa, dias com bastante nebulosidade e chuva com trovoadas, e da estação seca, diascom chuvas isoladas e poucas nuvens”, explica a meteorologista Ana Cleide Bezerra.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Porém para a região do arco do desmatamento, a previsão é de pouca umidade, podendo chegar a menos de 30%, e grande amplitude de temperatura, com madrugadas frias e tardes quentes. “Destaca-se também a estação seca no sul da Amazônia, onde predomina uma massa de ar seca,dificultando a formação de nebulosidade”, afirma Meteorologista do Sipam. Ou seja perigo de fogo na mata. (Vandré Fonseca)

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de junho de 2026

“A água conecta todos os seres vivos do planeta”, reforça Paul Watson

Em palestra de encerramento da UCBIO, ativista ambiental destacou como o oceano e todos os seus seres estão no centro da vida no planeta

Notícias
10 de junho de 2026

Florestas sem destino definido sustentam rios voadores na Amazônia, aponta estudo

Estudo aponta que florestas públicas sem destinação são fundamentais para à segurança hídrica na Amazônia e nos Andes

Análises
10 de junho de 2026

Mutirão 2: o inimigo não é outro

Por um errante minuto, a qualidade da imaginação do cinema carioca me faz desejar que o setor climático aprenda a mobilizar a opinião pública com o marketing do setor de segurança

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.