Reportagens

Vale financia projetos na Amazônia

Mineradora lança em São Paulo fundo para financiar ações de desenvolvimento sustentável. Cerca de R$ 51 milhões serão investidos até 2012. Imazon, ISA e Imaflora estão entre organizações beneficiadas.

Redação ((o))eco ·
10 de maio de 2010 · 16 anos atrás

 Nesta segunda(10), ocorre São Paulo o lançamento do Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa da Vale criada em junho de 2009 cujos objetivos são promover o desenvolvimento sustentável, atuar na melhoria das condições socioeconômicas de diversas regiões e apoiar ações de preservação e conservação do meio ambiente.

O Fundo, que possui recursos aprovados de R$ 51 milhões para investimentos até 2012, tem apoiado ações que se enquadram em três temas específicos: Monitoramento Estratégico da Amazônia legal; Consolidação e Criação de Áreas Protegidas e Promoção de Municípios Verdes. Neste primeiro ciclo, todos os projetos apoiados estão concentrados no bioma amazônico.

Inicialmente, sete instituições contam com o apoio do Fundo Vale: Imazon, Instituto Floresta Tropical, The Nature Conservancy, Instituto Internacional de Educação do Brasil, Instituto Peabiru, Imaflora e Instituto Socioambiental.

O projeto será apresentado no seminário Fórum Fundo Vale – Combate ao Desmatamento Ilegal da Amazônia, no Hotel Transamérica. Entre os convidados das instituições parceiras, estarão presentes no evento Beto Veríssimo, pesquisador Sênior do Imazon, João Meirelles Filho, diretor do Instituto Peabiru, Marcelo Salazar, coordenador do programa Xingu/Terra do Meio , do Instituto Socioambiental e Benito Guerrero, coordenador de terras privadas do Programa de Conservação da Amazônia, da The Nature Conservancy. (Karina Miotto)

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém

Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade

João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre

Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.