Notícias

Sensor de chuva amplia sinal verde para bikes na Holanda

Equipamento em fase de testes faz com que sinal verde permaneça aberto por mais tempo para ciclistas em condições climáticas adversas

Redação ((o))eco ·
5 de janeiro de 2012 · 15 anos atrás

Sensores capazes de detectar chuva e neve ligados à semáforos estão sendo testados em Groningen, na Holanda. Os aparelhos alteram o tempo dos sinais conforme as condições climáticas, de modo a favorecer ciclistas em condições adversas. Com chuva ou neve, o sinal verde fica aberto por mais tempo para bicicletas e, quem está em veículos fechados, protegido do frio e da água, tem que esperar. A novidade tecnológica foi apresentada em novembro, com a ajuda de bombeiros que simularam a chuva. Se os resultados forem considerados favoráveis, as autoridades pretendem ampliar o sistema para outras ruas da cidade.

Na Holanda, bicicletas são parte da vida das pessoas e os testes de novas tecnologias para melhorar as condições para quem pedala fazem parte de uma série de avanços e aperfeiçoamentos dos sistemas de mobilidade já implementados. No Brasil, tais ideias podem ser aproveitadas por cidades em que já existem redes de ciclovias interligadas com sinalização específica, como Santos, no litoral de São Paulo, por exemplo. 

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Para saber mais sobre como foram criadas as redes cicloviárias na Holanda, assista ao vídeo abaixo:



Para saber mais sobre pedalar no país, não deixe de conferir os seguintes posts no excelente blog do Daniel Duclos, brasileiro que vive no país e mantém um site bastante completo com informações bastante úteis:

Bicicletas são parte da vida dos holandeses
Bicicletas na Holanda: como comprar (e manter)
Dicas de como andar de bicicleta na cidade de Amsterdam

* Colaboraram Matias Mickenhagen, que viu a novidade neste blog em alemão, e Josi Paz, que indicou o vídeo com a história das ciclovias.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
22 de setembro de 2026

Mobilidade é vida: um caminho para as pessoas, não aos carros

No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, é preciso lembrar de defender e de fortalecer o transporte público de qualidade

Notícias
21 de setembro de 2026

Depois de 100 anos, ciência identifica nova espécie de felino na Bolívia

Animal batizado de “tilcayo” se assemelha a um gato-do-mato, mas prossegue rodeado de mistérios. É o primeiro felino descoberto desde o gato-do-pampa, em 1923

Análises
21 de setembro de 2026

Quem faz a coexistência entre pessoas e fauna silvestre acontecer?

Por que precisamos reconhecer, formar e apoiar gestores e gestoras de coexistência e entender seu papel na conservação de espécies em conflito com moradores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.