Notícias

Mostra na PUC-Rio abraçou temática sustentável

Feira de empregos e carreiras, a Mostra PUC, mostrou que um evento de grande porte pode e deve ter cuidados e ações sustentáveis.

Duda Menegassi ·
10 de agosto de 2012 · 14 anos atrás
Entrada da XV Mostra PUC. Fotos: Duda Menegassi
Entrada da XV Mostra PUC. Fotos: Duda Menegassi

A Mostra PUC é uma feira que reúne estandes de empregadores e oferece chances de estágio. Estão presentes desde pequenas empresas até as grandes como Itaú, Globo, L’Oréal e TIM. Este ano, sua 15ª edição foi realizada entre os dias 7 e 10 de agosto e escolheu o tema sustentabilidade. Assim, também foi uma vitrine para ações sustentáveis. Os participantes apresentaram projetos e produtos verdes. Aberta ao público, a feira coincidiu com a primeira semana de aulas, e a combinação manteve o campus da universidade lotado.

Houve oficinas de reciclagem e de trabalho com bambu. Um estande fixo manteve um telão que calculava a quantidade de CO2 que cada visitante emite, de acordo com seus dados pessoais de consumo de luz, gás e combustível. Além da sua emissão de carbono, o programa mostrava quantas árvores você precisaria plantar para compensar o CO2 lançado na atmosfera.

Na Ecobike uma hora de pedalada equivale a uma hora de TV
Na Ecobike uma hora de pedalada equivale a uma hora de TV
   
 Estande no NIMA (Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente, da PUC-Rio). Clique para ampliar

Todas as empresas participantes da Mostra foram incentivadas a usar sistemas online para cadastros e solicitações. “O objetivo é contribuir para a redução do consumo de papel”, diz o professor André Lacombe, coordenador da Mostra e da Central de Estágios da PUC-Rio. A própria faculdade dá o exemplo, e aboliu a impressão dos programas de cada disciplina, que agora são enviados por e-mail aos alunos.

Ainda sob o efeito da Rio+20, a feira mostrou que é possível encontrar soluções viáveis e progressivas para poupar recursos e o meio ambiente, tocando corações e mentes de alunos e empregadores.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.