Notícias

Mostra na PUC-Rio abraçou temática sustentável

Feira de empregos e carreiras, a Mostra PUC, mostrou que um evento de grande porte pode e deve ter cuidados e ações sustentáveis.

Duda Menegassi ·
10 de agosto de 2012 · 12 anos atrás
Entrada da XV Mostra PUC. Fotos: Duda Menegassi
Entrada da XV Mostra PUC. Fotos: Duda Menegassi

A Mostra PUC é uma feira que reúne estandes de empregadores e oferece chances de estágio. Estão presentes desde pequenas empresas até as grandes como Itaú, Globo, L’Oréal e TIM. Este ano, sua 15ª edição foi realizada entre os dias 7 e 10 de agosto e escolheu o tema sustentabilidade. Assim, também foi uma vitrine para ações sustentáveis. Os participantes apresentaram projetos e produtos verdes. Aberta ao público, a feira coincidiu com a primeira semana de aulas, e a combinação manteve o campus da universidade lotado.

Houve oficinas de reciclagem e de trabalho com bambu. Um estande fixo manteve um telão que calculava a quantidade de CO2 que cada visitante emite, de acordo com seus dados pessoais de consumo de luz, gás e combustível. Além da sua emissão de carbono, o programa mostrava quantas árvores você precisaria plantar para compensar o CO2 lançado na atmosfera.

Na Ecobike uma hora de pedalada equivale a uma hora de TV
Na Ecobike uma hora de pedalada equivale a uma hora de TV
   
 Estande no NIMA (Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente, da PUC-Rio). Clique para ampliar

Todas as empresas participantes da Mostra foram incentivadas a usar sistemas online para cadastros e solicitações. “O objetivo é contribuir para a redução do consumo de papel”, diz o professor André Lacombe, coordenador da Mostra e da Central de Estágios da PUC-Rio. A própria faculdade dá o exemplo, e aboliu a impressão dos programas de cada disciplina, que agora são enviados por e-mail aos alunos.

Ainda sob o efeito da Rio+20, a feira mostrou que é possível encontrar soluções viáveis e progressivas para poupar recursos e o meio ambiente, tocando corações e mentes de alunos e empregadores.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.