Notícias

Mostra na PUC-Rio abraçou temática sustentável

Feira de empregos e carreiras, a Mostra PUC, mostrou que um evento de grande porte pode e deve ter cuidados e ações sustentáveis.

Duda Menegassi ·
10 de agosto de 2012 · 12 anos atrás
Entrada da XV Mostra PUC. Fotos: Duda Menegassi
Entrada da XV Mostra PUC. Fotos: Duda Menegassi

A Mostra PUC é uma feira que reúne estandes de empregadores e oferece chances de estágio. Estão presentes desde pequenas empresas até as grandes como Itaú, Globo, L’Oréal e TIM. Este ano, sua 15ª edição foi realizada entre os dias 7 e 10 de agosto e escolheu o tema sustentabilidade. Assim, também foi uma vitrine para ações sustentáveis. Os participantes apresentaram projetos e produtos verdes. Aberta ao público, a feira coincidiu com a primeira semana de aulas, e a combinação manteve o campus da universidade lotado.

Houve oficinas de reciclagem e de trabalho com bambu. Um estande fixo manteve um telão que calculava a quantidade de CO2 que cada visitante emite, de acordo com seus dados pessoais de consumo de luz, gás e combustível. Além da sua emissão de carbono, o programa mostrava quantas árvores você precisaria plantar para compensar o CO2 lançado na atmosfera.

Na Ecobike uma hora de pedalada equivale a uma hora de TV
Na Ecobike uma hora de pedalada equivale a uma hora de TV
   
 Estande no NIMA (Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente, da PUC-Rio). Clique para ampliar

Todas as empresas participantes da Mostra foram incentivadas a usar sistemas online para cadastros e solicitações. “O objetivo é contribuir para a redução do consumo de papel”, diz o professor André Lacombe, coordenador da Mostra e da Central de Estágios da PUC-Rio. A própria faculdade dá o exemplo, e aboliu a impressão dos programas de cada disciplina, que agora são enviados por e-mail aos alunos.

Ainda sob o efeito da Rio+20, a feira mostrou que é possível encontrar soluções viáveis e progressivas para poupar recursos e o meio ambiente, tocando corações e mentes de alunos e empregadores.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.