
Começou hoje (23) a reunião em Estocolmo com representantes de governos de 195 países, e que até sexta (27) aprovará o texto final do primeiro volume do Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). O último relatório foi publicado há 6 anos.
O relatório foi elaborado nos últimos 4 anos. Cerca de 830 cientistas de vários países participaram da elaboração do documento que traz uma síntese sobre a situação do clima no mundo.
Em entrevista a Bernardo Esteves, o climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Inpe e secretário do Ministério da Ciência, afirmou que o relatório está “devastador”. “Não dá um passo para trás em relação à versão anterior e ainda vai mais longe.” Já o físico Paulo Artaxo, da USP, adiantou que houve um aumento no grau de certeza da influência humana no fenômeno, conforme declarações reproduzidas na reportagem “Clima malparado”, na piauí de setembro.
De acordo com a Folha de S. Paulo, o relatório técnico do painel já está pronto e deverá ser publicado na próxima sexta (27).
Leia Também
Para IPCC, renováveis são saída para aquecimento global
Chefe do IPCC tem esperanças de acordo
Aquecimento global: ultrapassado limiar crítico de carbono
Leia também

O pônei da Ursula e o destino dos lobos europeus
Ou como movimentos pessoais podem ameaçar uma espécie memorável e o equilíbrio ecológico de todo um continente →

The conservation of the lesser anteater in the Pantanal depends on protecting the giant armadillo
New research reveals the hypothesis that the burrows left by giant armadillos serve not only as shelters but also as feeding sites for anteaters →

Futuro é uma palavra feminina
A luta pela paridade de gênero e maior equidade em todos os espaços é também uma questão ambiental ou mais do que isso, uma questão de sobrevivência →