
Entre 24 e 28 de março, o projeto Educação Ambiental em Unidade de Conservação (EdUC) realiza o segundo e último módulo do curso para gestores de áreas protegidas do estado do rio de janeiro, coordenado pelo INEA (Instituto Estadual de Meio Ambiente) e realizado pelo Instituto Moleque Mateiro.
O evento tem parceria com a ONG Conservação Internacional e aborda temáticas relacionadas a uso público, turismo e educação ambiental em UCs.
Palestrante no primeiro dia, Pedro da Cunha e Menezes, presidente da Associação Oeco, que produz o site ((o))eco, apresentou um panorama mundial e nacional do estado e do potencial do ecoturismo em áreas protegidas. Menezes resumiu assim sua palestra: “É importante os gestores terem em mente duas premissas, que a visitação é um direito do cidadão em busca de reconexão com a natureza, e que esta só é danosa se não for manejada”.
Durante os 5 dias do curso, palestrantes dos setores governamentais, empresarias e do 3o setor realizam palestras para quase 50 participantes, complementadas por debates, exibições audiovisuais e uma visita a Área de Proteção Ambiental Guapimirim.
O INEA gere 31 Unidades de Conservação, das quais 16 são de proteção integral e 15 de uso sustentável. No total, elas ocupam 9,2% do território fluminense.
Leia também
O papel das trilhas de longo curso na gestão de UCs
Parque Estadual da Pedra Branca ganha guia de trilhas
Leia também

O atobá quarentão que uniu gerações de pesquisadores
Um sistema brasileiro tem mais de um milhão de registros de aves anilhadas, que ajudam a conservar espécies de vida livre →

Soluções Baseadas na Natureza são essenciais para cidades costeiras
É preciso disseminar os diversos benefícios que a natureza oferece para a cidade, muitas vezes de forma mais econômica do que intervenções convencionais →

Pesquisadora brasileira ganha prêmio internacional por trabalho com onças-pintadas
A bióloga Yara Barros recebeu o Whitley Award por suas ações em prol da proteção e recuperação da população de onças no Parque Nacional do Iguaçu e na Mata Atlântica →