A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais abriu, na quinta-feira (13), processo seletivo para o preenchimento de 288 vagas, sendo 286 para brigadistas e duas para líderes regionais de brigada nas Unidades de Conservação Estaduais (UCs) e nas Unidades Operacionais da Força Tarefa Previncêndio do Estado.
O contrato é temporário, com duração de quatro meses, podendo ser prorrogado conforme a necessidade. A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração é de R$ 1.218,10 para brigadistas e de R$ 2.436,20 para líder regional de brigada, mais auxílio-alimentação e auxílio transporte (quando couber).
Para a vaga de brigadista, o candidato deverá ter, no mínimo, o ensino fundamental incompleto. Já para o posto de líder regional de brigada é exigido o ensino médio completo. Além disso, os candidatos precisam ser maiores de idade e estar em dia com as obrigações militares e eleitorais.
Os candidatos ao cargo de líder regional de brigada deverá anexar o certificado/declaração de brigadista de prevenção e combate a incêndios florestais emitido entre 2008 e 2016 por entidades públicas, organizações não governamentais ou escolas de formação de brigadistas. O documento deve estar assinado por da instituição e ter carga horária mínima de 24 horas.
O processo seletivo simplificado será em três fases para brigadistas e quatro para líder de brigada. A primeira etapa inclui a análise e comprovação dos documentos originais. Os classificados para a segunda fase farão um curso de formação de brigada Previncêndio, com duração de 32 horas, onde o candidato precisará ter, no mínimo, 60% de aproveitamento. A terceira fase será realizado teste de aptidão física e de habilidade para o uso de ferramentas agrícolas.
Na última etapa, os líderes de brigada passarão por uma entrevista.
As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até às 23h59 do dia 23 de abril, somente pela internet (clique aqui para fazer a inscrição)
Para ter acesso às informações relativas a documentos e ao edital clique aqui.
Leia Também
Leia também
Brigadistas brasileiros combatem fogo no Chile
Em uma das piores temporadas de incêndios florestais no Chile, profissionais do Ibama foram chamados para ajudar o governo chileno. Veja imagem de satélite e mapa interativo com dados dos focos de calor. →
Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →
Supremo garante a proteção de manguezais no país todo
Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono →