Notícias

Sem medo do Curupira

Parece que a Operação Curupira, que prendeu funcionários de Ibama por comercialização ilegal de madeira, não foi o suficiente para inibir a falsificações de Autorização para Transporte de Produto Florestal (ATPF), no Mato Grosso. Foram encontradas no posto do Ibama no Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, 50 m3 de madeira sendo transportados com ATPF falsa. Esse documento funciona como um passe-livre para transporte de toras nas estradas brasileiras. A carga e o motorista do caminhão foram levados para a Delegacia de Defesa da Natureza. Desde o início das fiscalizações no Trevo, intensificadas pelo Ibama desde a Operação Curupira, já foram apreendidos 350,55 m3 de madeira serrada e 193,53 m3 de madeira em lâmina. Além de 14 caminhões, 7 reboques, 4 carretas e 4 semi-reboques.

Redação ((o))eco ·
17 de junho de 2005 · 21 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
9 de outubro de 2026

Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente

Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →

Externo
9 de outubro de 2026

Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil

Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →

English
9 de outubro de 2026

How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?

Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.