Uma jovem baleia apareceu morta por após a ingestão de 40 quilos de plásticos, nas Filipinas. O fato ocorreu no sábado (16) e foi noticiado pelos cientistas do D’ Bone Collector Museum Inc.−, museu de história natural da cidade filipina de Davao. Segundo os biólogos, o animal era da espécie baleia-bicuda-de-cuvier (Ziphius cavirostris).
De acordo com os especialistas, a baleia macho mostrava sinais de emagrecimento e de que havia vomitado sangue antes de morrer.
Em sua página do Facebook, o D’ Bone Collector Museum Inc. afirma que foram notificados, na manhã de sábado, de que uma baleia tinha sido encontrada morta em Mabini, no Vale de Compostela. A equipe se dirigiu imediatamente para o local e ao realizar uma necropsia, descobriu que dentro da baleia havia 16 sacos de arroz, 4 sacos do tipo plantação de banana e vários sacos de compras. O D’ Bone Collector afirmou ainda que divulgará, nos próximos dias, uma lista completa dos itens de plástico encontrados.
Ainda na publicação do Facebook, o D ‘Bone Collector Museum disse que esta foi a maior quantidade de plástico que sua equipe já havia visto no estômago de uma baleia, e descreveu o ocorrido como “nojento”.
O biólogo marinho, ambientalista e fundador do D ‘Bone Collector Museum, Darrell Blatchley, disse ao canal norte-americano CNN que havia tantos sacos plásticos no estômago do animal que alguns começaram a se calcificar. “Uma família de mamíferos aquáticos que inclui baleias e golfinhos – não bebem água do oceano, mas obtêm a água dos alimentos que comem. Como a baleia não era mais capaz de consumir grandes quantidades de comida devido ao plástico ingerido, ela morreu de “desidratação e fome”, disse Blatchley à CNN.
O museu pediu aos governos que tomem medidas contra aqueles que “continuam a tratar as vias navegáveis e os oceanos como lixeiras”.
Encontrada em águas tropicais e temperadas, a baleia-bicuda-de-cuvier (Ziphius cavirostris) é um cetáceo da família Ziphiidae. Os Ziphius cavirostris podem crescer até aos 7 metros, e atingir 3 toneladas. Sua dieta consiste basicamente de lulas, embora se alimentem de peixes e crustáceos.
Um dia antes do corpo da jovem baleia ser encontrado, em Nairóbi, no Quênia, foi encerrado a 4ª Assembleia Geral do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que por coincidência estava discutindo produção e consumo sustentáveis. Os países participantes se comprometeram a reduzir a produção de plásticos até 2030.
Leia Também
Danos ambientais são responsáveis por 25% das mortes no mundo, diz ONU
Brasil é o quarto país que mais produz lixo plástico no mundo
Leia também
Brasil é o quarto país que mais produz lixo plástico no mundo
Dados são de estudo publicado pelo WWF. País produz 11 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. Apenas EUA, China e Índia produzem mais que o Brasil →
Danos ambientais são responsáveis por 25% das mortes no mundo, diz ONU
Relatório lançado, nesta quarta-feira (13), na 4ª Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, aponta como responsáveis a poluição do ar, das águas e a destruição dos ecossistemas →
Baleia morre após ingerir 80 sacolas plásticas
Equipe de resgate não conseguiu salvar a baleia-piloto (Globicephala melas). Durante a tentativa de salvamento, o animal vomitou cinco sacos plásticos →
Esta sacanagem do lixo nos mares tem que acabar. Mexam-se governantes mundiais.