Notícias

UCs de papel

O Instituto Socioambiental (ISA) divulgou um estudo revelador sobre as unidades de proteção integral criadas ano passado na Terra do Meio, nos municípios de Altamira e São Félix do Xingu, no Pará. A ONG denuncia a carência de recursos humanos do Ibama como principal impedimento para implementação do Parque Nacional da Serra do Pardo (445 mil hectares) e da Estação Ecológica da Terra do Meio (3,3 milhões de hectares). Segundo o ISA, desde o ano passado o dinheiro do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) está à disposição do Ibama, mas até agora nada foi gasto. Para 2006, os recursos somam 873 mil reais, disponíveis desde abril, ainda intactos. O ISA lembra que o dinheiro parado pode prejudicar as unidades de conservação nos próximos anos porque se ele não é aplicado volta para o Arpa, que diminui o aporte às que não utilizaram devidamente os recursos.

Redação ((o))eco ·
10 de outubro de 2006 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

O presidente da Republica do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva fala durante à 81 Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da ONU em Nova York nos Estados Unidos nesta terça-feira, 22 de setembro de 2026 (Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress)
Colunas
22 de setembro de 2026

A paz com a natureza será a garantia da paz entre os povos

A paz do século XXI não será construída apenas quando silenciarem as armas. Ela dependerá também da nossa capacidade de preservar as condições naturais que sustentam sociedades

Reportagens
22 de setembro de 2026

Quando a chuva vira gatilho: projeto propõe política nacional de saúde mental climática

Enchentes, queimadas e deslizamentos deixam marcas que vão além da destruição física. Campanha defende política permanente para cuidar da saúde mental de atingidas por eventos extremos

Podcast
22 de setembro de 2026

Podcast A Natureza da Conversa vai debater caminhos para a transição ecológica

Parceria entre o Mundo Que Queremos e ((o))eco reúne pesquisadores, empreendedores e lideranças para discutir os desafios ambientais do Brasil e do mundo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.