Análises

Salada Verde – Crise no Pará (16/10)

Redação ((o))eco ·
1 de novembro de 2007 · 18 anos atrás

De União das Entidades Florestais do Estado do Pará (Uniflor)/ Assessoria de Imprensa – EKO Estratégias em Comunicação

Gostaríamos de esclarecer a posição da União das Entidades Florestais do Estado do Pará (Uniflor) em relação ao cancelamento dos assentamentos rurais do Incra, mencionado em nota veiculada na “Salada Verde”, do site O Eco, do dia 16 de outubro. Seguem as informações do setor florestal do Pará:

1) NOVOS ASSENTAMENTOS: O setor florestal organizado nunca concordou com a forma equivocada de criação dos assentamentos florestais na Amazônia (desde o governo passado e que continua no atual), sem estudos rigorosos e sem planejamento, que colocam milhares de pessoas no meio da mata sem a mínima estrutura para uma sobrevivência digna e que não constituem populações tradicionais.

É evidente que a implantação de áreas de assentamento dentro da floresta, sem critérios técnicos, ecológicos e econômicos, pode causar um impacto ambiental muito grave na região. Por isso, por ocasião da regulamentação da Lei 11.284/2006, propusemos no Conaflor que os assentamentos florestais tivessem o acompanhamento do Serviço Florestal Brasileiro, visando dar o apoio às comunidades locais e transparência no processo de destinação das florestas para as comunidades. Esta ponderação foi aceita e consta do artigo 15 do Decreto 6.063/2007, bastando ser colocada em prática a partir de agora.

Sempre criticamos a possibilidade de criação de assentamentos florestais por mera portaria administrativa do superintendente local do Incra.

Clique aqui para ler esta carta na íntegra.

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

English
23 de janeiro de 2026

Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon

Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.