Análises

Construindo um Parque

Localizado às margens do rio Tejo, o belíssimo Parque Nacional de Monfrague abriga 180 espécies de pássaros, uma das maiores concentrações de toda a Europa.

Pedro da Cunha e Menezes ·
22 de dezembro de 2009 · 14 anos atrás
Rio em Monfrague (foto: Pedro da Cunha e Menezes)
Rio em Monfrague (foto: Pedro da Cunha e Menezes)
 

No dia 3 de Março de 2007, em votação realizada no senado espanhol, o Parque Natural de Monfrague teve seus 17.852 hectares elevados de categoria, passando com a decisão a ser o caçula dos 15 Parques Nacionais da península ibérica.

Localizado às margens do rio Tejo, Monfrague alberga 180 espécies de pássaros, uma das maiores concentrações de toda a Europa. 118 delas nidificam no Parque, entre as quais se destacam as aves de rapina, como os falcões, as águias e os abutres. Ao tempo de sua elevação a Parque Nacional, contudo, Monfrague estava com suas terras bastante impactadas por plantações de espécies exóticas.

Desde princípios da década de 1970, eucaliptos e pinheiros foram plantados nas bancas do Tejo e de seu afluente Tietar, tomando 3.000 hectares das matas nativas da unidade de conservação. Felizmente, contudo, a elevação de categoria também significou o aporte de tratores e retro-escavadeiras que têm pouco a pouco removido as espécies exóticas, desmontado os terraceamentos artificiais feitos nas bancadas dos rios e garantindo o replantio de flora nativa mediterrânea (o ecossistema mediterrâneo é um dos mais ameaçados do mundo e é considerado um hotspot pela Conservation International). É o homem tentando – e ao que parece conseguindo – remediar as mazelas que o mesmo homem criou.

Só há uma povoação em Monfrague. Trata-se de Villa Real de San Carlos, uma aldeota centenária com uma única rua, meia dúzia de casas de pedra, três pensões e um centro de visitantes. A partir daí ramifica-se uma rede de trilhas bem sinalizadas e impecavelmente mantidas, que são um bálsamo mesmo para o mais exigente dos caminhantes. Pelas rotas amarela, verde ou vermelha tem- se acesso a cachoeiras de águas límpidas, vistas deslumbrantes e belas visões do ecossistema e matorral e quercus mediterrâneos.

Bem próximo, está Salamanca, cidade Patrimônio Mundial da Humanidade. A vizinhança dos dois convida a um passeio combinado de cultura + natureza. Não fica muito melhor que isso.!

Teia de Aranha em Monfrague (foto: Pedro da Cunha e Menezes)
Teia de Aranha em Monfrague (foto: Pedro da Cunha e Menezes)

Leia também

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Notícias
26 de abril de 2024

Em reunião com representes indígenas, Lula anuncia força-tarefa por demarcações

Grupo será composto por 6 órgãos, sob coordenação do Ministério dos Povos Indígenas; participantes do Acampamento Terra Livre fizeram passeata até a Praça dos Três Poderes

Reportagens
26 de abril de 2024

Levantamento mapeia áreas de impacto das eólicas offshore nas comunidades pesqueiras no RN

Cartografia Social do Mar alerta para o potencial impacto das eólicas no mar em áreas ocupadas por comunidades tradicionais e revela como projetos de energia podem prejudicar o ecossistema marinho

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.