Análises

É dado o sinal de largada:

Faltam exatas quatro semanas para início da Copa. Tivesse sido levada em consideração a relação com a natureza, não há a menor dúvida que a cidade eleita para abertura seria a Cidade do Cabo. Veja fotos.

Pedro da Cunha e Menezes ·
13 de maio de 2010 · 11 anos atrás

Faltam exatas quatro semanas para o pontapé inicial do maior evento esportivo da Terra. Como se sabe, a Copa da Mundo da África do Sul terá suas partidas de abertura e final em Joanesburgo. A sede foi escolhida por critérios econômicos e políticos. Tivesse sido levada em consideração a relação com a natureza e esportes de montanha, não há a menor dúvida que a eleita seria a Cidade do Cabo.

Com efeito, o Cabo é dentre todas as metrópoles do mundo aquela que mais oferece em termos de trilhas, mergulhos e contemplação. Mesmo rivais de peso como Sydney, São Francisco, Hong Kong, Nairobi e o Rio de Janeiro, não são páreo para a capital legislativa da África do Sul.

A menos de meia hora de qualquer residência ou hotel da cidade, é possível alcançar mais de 1.000 quilômetros de trilhas sinalizadas (inclusive para mountain bike), escalar centenas de vias diferentes, mergulhar entre tubarões brancos, saltar de asa ou de parapente, surfar com qualquer condição de vento ou maré, velejar, ou simplemsnte admirar placidamente em seu habitat natural pinguins, baleias, antílopes e avestruzes e estar em meio ao ecossitema do Fynbos, o menor e, ainda ssim, mais variado entre os seis reinos florais existentes no mundo.

A partir daí, é possível trilhar ininterruptamente durante cinco dias de puro prazer até o Cabo da Boa Esperança, sempre em meio à natureza, mas com vistas da cidade que envolve completamente o Parque. Há várias rotas possíveis para esse caminho. Uma delas, a Hoerikwaggo Trail, é oficializada pelo Parque Nacional e conta com serviço de carregadores e abrigos ao final de cada dia de caminhada (igualzinho ao Brasil, não é mesmo?). Decidi fazer o percurso misturando ao longo dos dias rotas escolhidas por mim e partes da Hoerikwaggo.

Sem pressa para alcançar o destino e atento também as boas coisas que o lado urbano da cidade tem para oferecer, no final acabarei caminhando muito mais do que o necessário, mas como não trilhamos por necessidade e sim por prazer isso não é problema. Logo no primeiro dia, após sair do trabalho, aproveitei o fim de tarde para subir ao topo da Signal Hill. Iniciei a caminhada a partir do estádio e marchei por duas horas sempre com vistas maravilhosas do Centro e dos bairros de Green Point e Camps Bay.

Como enquadramento tive um por do sol de fazer cair o queixo. Ao cair da noite, já tinha circulado toda a montanha (que não é muito grande). O melhor, a Pedra que domina Signal Hill e chama-se Lion´s Head, ficou para amanhã. Não importa o dia foi espetacular! Pena que a Copa toda não será jogada aqui.

Leia também

Salada Verde
15 de outubro de 2021

GLO ambiental não será renovada, anuncia Mourão

A operação acabou nesta sexta-feira (15). Atuação de militares não resultou em diminuição do desmatamento na Amazônia, mesmo com efetivo e orçamento maiores que dos órgãos ambientais

Notícias
15 de outubro de 2021

Justiça do México suspendeu revisão da meta climática, apresentada em 2020

Assim como o Brasil, o México revidou a meta para abaixo do estabelecido no Acordo de Paris. Greenpeace questionou na Justiça a nova NDC e ganhou

Reportagens
15 de outubro de 2021

Com acordo político, 1ª parte da Conferência da ONU sobre Biodiversidade chega ao fim na China

Mais de 100 países assinaram Declaração de Kunming, se comprometendo politicamente a preservar a biodiversidade do planeta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta