Análises

As mulheres chegam ao topo

A Copa do Mundo acabou. As vuvuzelas silenciaram. Outros esportes voltam a figurar nos jornais sul-africanos. A primeira mulher africana acaba de atingir o topo do Everest.

Pedro da Cunha e Menezes ·
16 de julho de 2010 · 15 anos atrás

A Copa do Mundo acabou. As vuvuzelas silenciaram. A febre futebolística começa a arrefecer. Outros esportes voltam a figurar nos jornais sul-africanos. Rugbi e críquete, que atraem multidões, já ocupam páginas inteiras. Montanhismo e surfe, também,  populares por aqui, principiam a recuperar seus cantinhos nos cadernos esportivos.

Se no futebol os Bafana Bafana não sá lá essas coisas, isso não quer dizer que o país não seja uma potência desportiva. Apesar de ter ficado anos e anos banida dos Jogos Olímpicos a África do Sul, ainda assim, tem mais medalhas do que o Brasil. No Rugbi, no Críquete e no Surfe que não são modalidades olímpicas eles já foram campeões mundiais e estão sempre na ponta.
Também é assim no montanhismo que, embora não seja competitivo, é esporte (e dos melhores!). Pois é, nesse quesito a Àfrica do Sul acaba de marcar um golaço: Ao topar o Monte Everest Amanda Ramsdem, de quarenta anos, acaba de se tornar a primeira mulher africana a conquistar os pontos culminantes de todos os sete continentes.
Não é pouco. Além de já não ser nenhuma menina, Amanda é mãe de quatro filhos! Dá canseira em muito marmanjo.

Leia também

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025

Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4)

Notícias
5 de dezembro de 2025

Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz

Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado

Salada Verde
5 de dezembro de 2025

Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país

A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.