Análises

Experimentando a educação ambiental na Austrália

O EcoCentro da Universidade de Griffith, em South-East Queensland, une uma sede sustentável, pesquisa e interação com a comunidade.

Bruno Maia ·
31 de maio de 2013 · 11 anos atrás

Após anos trabalhando na área de meio ambiente, resolvi buscar um mestrado na área com ênfase em educação, que me parece a base para a solução das questões ambientais. Na Austrália, encontrei a Griffith University, que possui um departamento de Meio Ambiente criado nos anos 70 e um mestrado na área, com especialização em educação para a sustentabilidade. Esta Universidade também criou o EcoCentro, espaço de troca de ideias e estímulo à ação para pessoas de todas as idades e com conhecimento em diferentes áreas.

Para reduzir gastos, tempo e emissões com deslocamento na Austrália, resolvi morar no campus da Universidade, situado em um parque estadual, o Toohey Forest Park. Consegui também um trabalho no próprio Griffith University EcoCentre, nome oficial do centro. O espaço foi criado em 2001 a partir de uma parceria entre universidade, governo e empresas privadas. A construção da sua sede utilizou técnicas verdes para minimizar o impacto da obra e otimizar a eficiência na utilização de recursos, como água e energia.

O mais interessante do EcoCentro é a reunião de pessoas de todas as idades para entender, discutir e agir diante das questões ambientais. Vi crianças de 3 anos a senhores de 90 frequentando o local. Escolas da região levam semanalmente os alunos ao espaço para aulas teóricas e práticas com a equipe do Toohey Forest Environmental Education Centre (Centro de Educação Ambiental Toohey Forest). Um dos programas interessantes que acompanhei foi o River Rangers, em que as crianças se tornam pequenos cientistas para cuidar da questão da água, na Austrália, um recurso escasso. A aula prática é realizada no pequeno rio que corre pela floresta na área do parque.

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500

Como estudante, tive a chance de participar de debates com os pesquisadores da universidade, entre eles o apresentado por uma estudiosa de coalas, espécie símbolo da Austrália, mas que sofre ameaças e cuja população é um fração do que já foi.

A comunidade do entorno do Toohey Forest Park e de bairros próximos também é convidada a participar das atividades. Moradores, inclusive aposentados e profissionais comparecem para opinar, discutir e propor ações concretas. Cursos são oferecidos gratuitamente, como o que participei relacionado à construção e certificação de edifícios sustentáveis. Para se financiar, o EcoCentro também aluga o espaço para reuniões, eventos e congressos, principalmente ligados a temas ambientais. Por esse espaço privilegiado, dentro da floresta, já passaram 150 mil participantes de eventos diversos.

Em 2011 trabalhei como consultor do Ecocentro, produzindo o livro de comemoração dos seus 10 anos chamado “Our Journey towards Sustainablity” (Nossa jornada para a sustentabilidade). Passei meses fotografando o parque e as atividades no local para reunir as imagens necessárias. O mais recente projeto do Ecocentro é a implantação de painéis fotovoltaicos com tecnologias e marcas diferentes, para medir a eficiência de cada uma. Com isso, além do Ecocentro suprir suas necessidades de energia, ainda envia o excedente para a rede elétrica.

O EcoCentro e seus projetos poderiam ser reproduzidos no Brasil, pois as universidades são espaços de produção de conhecimento e troca de ideias e reúnem professores e alunos com interesses variados. O EcoCentro aproveita essa riqueza e é aberto ao público de diferentes formações e faixas etárias. A mistura contribui para a solução dos conflitos socioambientais e ajuda a encontrar o caminho da sustentabilidade.

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
height=”500
  • Bruno Maia

    Bruno Maia é mestre em Meio Ambiente com especialização em Educação para a Sustentabilidade pela Griffith University e gradua...

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. larissadambroso diz:

    Olá Bruno, tudo bem? Adorei seu trabalho com a educação ambiental em Brisbane. Sou professora de sociologia e recentemente conclui uma Pós-graduação em Gestão pública Municipal. No meu artigo escrevi sobre um Programa de Educação Ambiental na minha cidade e fiquei apaixonada por essa área. Estou querendo passar um tempo na Austrália para aperfeiçoar meu inglês e fazer um mestrado na área de educação ambiental e na busca por informações acabei encontrando este site. Você teria algum contato de alguém na Austrália que poderia me ajudar? Grata!

    Meu e-mail [email protected]


  2. Elio Vicentini diz:

    Olá, Prof Bruno. Li seus comentários e achei bastante interessantes e gostaria de saber se pode me ajudar. Eu faço mestrado em Energia na UFABC e preciso elaborar um artigo para a disciplina Energia e Meio Ambiente e, como estive recentemente na Austrália, escolhi este país como referência para discursar sobre o assunto. Por favor, você tem referências e artigos do como a Austrália lida com a questão do Meio Ambiente? Há um órgão regulador (privado ou público)? Pode indicar um case onde foram tomadas ações de correção/manutenção do Meio Ambiente onde o mesmo estava degradado?
    Élio Vicentini


  3. Alberto diz:

    Olá Bruno,
    parabéns pelo trabalho.

    Meu nome é Alberto, sou Geógrafo Bacharel e Licenciado, gostaria de obter mais informações sobre seu curso de Mestrado na Australia.
    Meu Email – [email protected]