Análises

Congresso Nacional pressiona o Código Florestal justo na Semana do Meio Ambiente

Na semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, o Congresso Nacional presenteia a sociedade brasileira com um pacote de projetos de lei que destroem mais do que preservam a natureza

Cristina Leme Lopes · Lourdes Machado · Joana Chiavari ·
7 de junho de 2022 · 2 anos atrás

No pequeno intervalo de 10 dias, passamos por duas datas muito importantes: 25 de maio, data de 10 anos da edição do Código Florestal, e 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas, para presentear a sociedade, o Congresso Nacional está tentando aprovar, a toque de caixa, medidas legislativas contrárias à proteção ambiental, incluindo graves alterações ao Código Florestal.

O Código Florestal tramitou por mais de uma década no Congresso Nacional e foi fruto de um duro e longo processo de negociação. Embora a implementação da lei ainda constitua um desafio importante, os estados vêm empreendendo esforços significativos e vários progressos podem ser observados.

Apesar disso, nesta semana, o Barômetro do Código Florestal no Legislativo (uma iniciativa do CPI/PUC-Rio que mede a pressão para alteração do Código Florestal no Congresso Nacional) registrou que alguns PLs atingiram um alto nível de pressão, podendo ser aprovados ainda esta semana na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal.

É o caso do PL no 1282/2019, que propõe uma ampliação das hipóteses que autorizam a intervenção em Áreas de Preservação Permanente (APP), permitindo a supressão de vegetação em APP para a criação de reservatórios artificiais, sem a garantia de recomposição da vegetação ciliar, por ocasião do licenciamento destas estruturas.

De acordo com a Folha de São Paulo, o PL no 2374/2020, que amplia a data de anistia para desmatamentos em áreas de Reserva Legal (alterando de 22 de julho de 2008 para 25 de maio de 2012), também faz parte do pacote “anti-ambiental” que o Senado pretende aprovar nos próximos dias. O PL no 2374/2020 já teve um parecer favorável apresentado na CRA e estava para ser votado a qualquer momento. Esta semana, a relatora inicial do projeto, Senadora Soraya Thronicke (União-MS), devolveu a relatoria que acabou de ser distribuída para o Senador Telmário Mota (PROS-RR). Entretanto, como muitas vezes a agenda da comissão é publicada apenas 12 horas antes, o risco de entrar em pauta para aprovação é permanente.

Já na Câmara dos Deputados, o Barômetro do Código Florestal no Legislativo mostra também um aumento da pressão pela aprovação do PL no 364/2019, que altera de forma substancial o regime de proteção dos Campos de Altitude, com impactos diretos na Lei da Mata Atlântica e, indiretamente, reduzindo as salvaguardas ambientais do Código Florestal.

A redação atual destes PLs promove alterações nos dois principais instrumentos de proteção da vegetação nativa em áreas privadas: as Áreas de Preservação Permanente e a Reserva Legal. Assim, estas alterações trazem mais insegurança jurídica nas etapas de análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na implementação dos Programas de Regularização Ambiental (PRA), que são, atualmente, os principais gargalos para tirar o Código Florestal do papel.

Além disso, o Congresso vem se valendo do regime de exceção da pandemia, buscando uma tramitação acelerada destes PLs. Na prática, estas medidas pulam a análise da Comissão de Meio Ambiente e a realização de audiências públicas, indicando uma forte vontade política para a alteração da lei.

É fundamental acompanhar atentamente todas as tentativas de alteração do Código Florestal e impedir mudanças capazes de anular todos os avanços feitos até hoje para a implementação da lei.  

As opiniões e informações publicadas nas seções de colunas e análises são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do site ((o))eco. Buscamos nestes espaços garantir um debate diverso e frutífero sobre conservação ambiental.

  • Cristina Leme Lopes

    Gerente de Pesquisa do Programa de Direito e Governança do Clima do Climate Policy Initiative/PUC-Rio

  • Lourdes Machado

    Analista Legal Sênior do Programa de Direito e Governança do Clima do Climate Policy Initiative/PUC-Rio

  • Joana Chiavari

    Diretora Associada do Programa de Direito e Governança do Clima do Climate Policy Initiative/PUC-Rio

Leia também

Análises
25 de maio de 2022

Onde Estamos? Balanço dos 10 anos do Código Florestal

Podemos olhar estes 10 anos como um copo meio cheio ou meio vazio. Embora a implementação da lei ainda constitui um desafio importante, isso não significa que os estados não avançaram com esta agenda

Reportagens
25 de maio de 2022

Como deslanchar o Código Florestal após uma década de entraves?

Diante de ampla oferta de produção científica sobre o tema, lições de casa para superar os gargalos passam por vontade política e mobilização social, segundo especialistas

Salada Verde
25 de maio de 2022

CPI/PUC lança plataforma sobre os 10 anos do Código Florestal

Ferramenta concentra análises, pesquisas e dados sobre a implementação da Lei 12.651/2012 em todos os estados brasileiros

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.