Análises

Tirolesa do Pão de Açúcar é a Tirolesa do Rio!

A implementação de uma tirolesa de 755 metros entre os morros da Urca e do Pão de Açúcar é uma oportunidade de fomentar o mercado do Ecoturismo e Turismo de Aventura na cidade

Fabio Nascimento ·
3 de março de 2023 · 1 anos atrás

O Ecoturismo e Turismo de aventura é um mercado de quase US$ 1 Trilhão, no qual o Brasil ocupa a 6ª colocação como destino mais procurado, sendo o principal motivo para receber 18,6% dos visitantes externos e 25% dos visitantes internos no país. Já o Pão de Açúcar é um dos símbolos do Rio e do Brasil, reconhecido em todo o planeta e visitado por 1,6 milhões de pessoas no ano de 2022. Unindo os dois, a Tirolesa do Pão de Açúcar (eu diria “Tirolesa do Rio”), uma tirolesa voando sobre o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e Urca – a unidade de conservação (UC) municipal mais visitada da Cidade Maravilhosa e uma das mais visitadas do país – será um marco do Turismo de Aventura no Rio e no Brasil.

No mês de março de 2022 foi formalmente apresentado pelo Parque Bondinho Pão de Açúcar a mim, como presidente da ACTA (associação que reúne agencias, operadores, guias e condutores de ecoturismo e turismo de aventura no estado do Rio de Janeiro) e membro do CONSEMONA (Conselho Consultivo do Monumento Natural do Morros do Pão de Açúcar e Urca), o projeto conceitual de uma tirolesa de 755 metros ligando os cumes  do morro do Pão de Açúcar e do Morro da Urca, paralelo às linhas dos icônicos Bondinhos. Já neste momento comecei a perceber o impacto positivo deste novo atrativo ao segmento de ecoturismo e turismo de aventura em nossa cidade e estado.

Em julho, o projeto foi apresentado durante a Assembleia Extraordinária do CONSEMONA, onde a sociedade civil organizada (comunidade científica, ONGs, residentes do entorno, usuários da UC, setor privado atuante na região) se faz representar, além de órgãos públicos relacionados a UC. O projeto foi explicado com mais detalhes e foram apresentadas as liberações (no caso “Nada a Opor”) das três instituições pertinentes à liberação da instalação – gestão da UC, IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e IRPH (Instituto Rio Patrimônio da Humanidade). Depois da apresentação, foram colhidas opiniões de todos os membros do conselho. Dúvidas, questionamentos e pontos sensíveis também foram levantados, na maioria respondidos e alguns levados para estudos.

Vale aqui destacar a importância e o trabalho deste conselho, que trabalha duro, que tem posições, que apresenta os melhores interesses de suas instituições, mas, principalmente, os interesses da Unidade de Conservação.

Finalmente, em fevereiro de 2023, o Parque Bondinho Pão de Açúcar convocou os montanhistas para uma apresentação. Esportistas (independentes ou filiados à FEMERJ – Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), operadores de ecoturismo e de aventura (sim! Somos montanhistas), entre outros, estiveram presentes e debateram ainda mais o assunto. Temas que ficaram em estudo na Assembleia do CONSEMONA foram respondidos e novas dúvidas e questionamentos foram apresentados e respondidos.

Itens importantíssimos para mim estão sendo observados:

Aumentará a diversidade de experiências positivas na UC, servindo de exemplo para outras.  A questão da segurança na atividade está muito bem vista e planejada, um robusto SGS – Sistema de Gestão de Segurança – está sendo montado, equipamentos de altíssimo nível estão sendo desenvolvidos. A questão da inclusão e a acessibilidade estão atendidas pelo projeto. PCDs – Pessoas com deficiência – idosos e pessoas com mobilidade reduzida terão acesso a uma atividade de turismo de aventura, que foi pensada para atendê-los, com toda a segurança!

Turismo de Aventura Acessível no Morro da Urca. Foto: Michele Ouros

Os impactos ambientais serão mitigados e compensados. Há no projeto um plano de comunicação para apresentar aos visitantes informações de Educação Ambiental e do MoNA (Monumento Natural), não só os que vão pelo Bondinho, mas também os que utilizam a UC pela Pista Claudio Coutinho e Trilha do Morro da Urca (áreas já adotadas pela empresa). Grande parte da obra será em áreas já antropizadas (que sofreram alterações pela ação humana), mas 14 árvores serão removidas, destas 10 exóticas, que foram colocadas pelo homem e não deveriam, originalmente, estar lá. Ainda assim, a empresa irá fazer o plantio de 77 árvores nativas, como medida compensatória. Irá, também, adicionar aos 38 mil m2 já adotados para conservação, outros 10 mil m2.

Pessoalmente e como presidente da ACTA estou convencido da importância deste novo equipamento turístico e dos impactos positivos que ele trará. Serão 52 empregos diretos gerados pela empresa. Uma sugestão nascida entre os associados da ACTA é que se busque esta mão-de-obra nas proximidades, mais especificamente na Comunidade do Chapéu Mangueira, ampliando, desta forma, o impacto social (geração de emprego e renda) na comunidade do entorno. Dos nossos associados, quase 100 micros e pequenos empreendedores terão mais um grande produto para colocar em seu portifólio. São 50, 150 empregos que impactam mais que pessoas, impactam famílias inteiras!

Além da geração de empregos ligados a esta tirolesa, ela irá gerar também interesse do público nas outras atividades de ecoturismo e turismo de aventura que dispomos. Tirolesas já instaladas em nosso município e estado entrarão em foco, podendo novos empreendimentos surgirem desta demanda. Este atrativo também tem potencial de ser indutor de outras de nossas atividades de turismo de aventura, trilhas, como a Trilha Transcarioca ou a Volta da Ilha Grande; rapel, como no Parque Natural Municipal da Catacumba ou no Parque Municipal Montanhas de Teresópolis; escaladas, como no Corcovado ou em Petrópolis; cachoeirismo, como no Parque Estadual do Mendanha ou em Magé; cavalgada, como em Casimiro de Abreu, canionismo, como em Guapimirim ou Mangaratiba… as possibilidades são enormes!

Para nós, do Turismo de Natureza do Rio de Janeiro, será mais uma possibilidade de apresentarmos aos nossos visitantes um novo UAU!

As opiniões e informações publicadas nas seções de colunas e análises são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do site ((o))eco. Buscamos nestes espaços garantir um debate diverso e frutífero sobre conservação ambiental.

  • Fabio Nascimento

    Montanhista, guia de turismo, empreendedor no Turismo de Natureza, proprietário da agência AdventurerSoul, Presidente da ACTA (Associação Carioca de Turismo de Aventura) e Consultor em Gestão, SGS e SGQ

Leia também

Análises
1 de março de 2023

No Dia Nacional do Turismo de Natureza, a Mata Atlântica pede atenção

O Brasil possui enorme potencial para o turismo de natureza. Esta atividade poderia contribuir com uma significativa fatia do PIB, promovendo o desenvolvimento de forma positiva e responsável

Notícias
16 de janeiro de 2023

Do macro ao micro: do Pão de Açúcar ao monumento natural em fotos

Livro do fotógrafo Rafael Duarte aproxima o olhar do público sobre a Mata Atlântica e a biodiversidade nem sempre vista do cartão-postal do Rio de Janeiro

Reportagens
11 de dezembro de 2018

Ecoturismo é destaque na 1ª edição do Prêmio Nacional do Turismo

ICMBio e Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso estiveram entre os premiados na cerimônia que consagrou os principais nomes e iniciativas do turismo no Brasil

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Marcus Peixoto diz:

    Apoio total o projeto. Iniciativa que passou pelas análises de diversos órgãos reguladores competentes e que pode garantir investimento com sustentabilidade para o Rio de Janeiro. Precisamos de mais iniciativas deste tipo em nossa cidade, visto nosso potencial para o turismo e para o meio-ambiente. Parabéns!


  2. Roberto Luiz Pereira e Souza diz:

    O problema não é a tirolesa, visto que ao lado do bondinho, visualmente pior não vai ficar. E e cara como certamente será, não vai atrair muito mais turistas do que os atualmente visitam. O problema é que só se fala em promover a tirolesa, mas por trás disso esta a descaracterização do cume do Pão de Açúcar por uma série de obras que não são necessárias para a implementação da tirolesa. Em todo o mundo existem tirolesas, mas nunca vi uma que exigisse uma intervenção tão gigantesca. O projeto que esta em estudo, e que possivelmente dobra a área construída no cume, é enorme, e esta usando o apelo lúdico de uma tirolesa, como desculpa para uma descaracterização monstruosa, esta sim, com possibilidade de grandes ganhos, quer nos contratos, quer na concessão de novas lojas que certamente ocuparão este novo espaço.


  3. Pedro Guilherme Maciel Ferreira diz:

    Sou totalmente contra a essa tirolesa!


  4. Lucia diz:

    Faltou conservar c os moradores da Urca que foram ignorados e já sofrem c a falta de infraestrutura na area p atender o turismo atual: onibus ocupam faixa de transito da unica via de saida da Urca c seus motoristas urinando e jogando lixo no chão, cartos estacionados em locais proibidos e em frente garagem srm reboque da Prefeitura, muitos quardadores e ambulantes irregulates c deordem e sujeira no Bairro. Primeiro coloquem ordem no Bairro e depois pensem em aumentar a população. Moradores pagam altis IPTUs e sofrem com a desordem😡