O WWF-Brasil lançará, na próxima quarta-feira (29), o filme Grande Sertão, que quer alertar a sociedade de que se nada for feito, teremos um sertão sem veredas e sem água de superfície na região dentro de vinte anos. No lançamento, haverá vídeos, fotos, textos, expositores com comidas e cervejas inspiradas nos sabores do Cerrado, além de ilustrações que relatam as histórias da população que vive na região e as ameaças ao Cerrado Brasileiro.
O filme é resultado de uma jornada realizada pela ONG, que percorreu mais de dois mil quilômetros entre o norte de Minas Gerais e o sudoeste da Bahia, registrando histórias de resistência, cooperativismo e a força da cultura do povo sertanejo, eternizados na obra de Guimarães Rosa: Grande Sertão Veredas. Durante a viagem, o WWF-Brasil encontrou também um ambiente de desmatamento, queimadas e devastação.
O Cerrado ocupa uma área de 2.036.448 km², cerca de 22% do território nacional. Isto faz dele o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul, perdendo apenas para a Amazônia. Ele se estende por onze estados mais o Distrito Federal, abriga 5% da biodiversidade do mundo e 30% da biodiversidade brasileira.
O filme Grande Sertão será lançado na próxima quarta-feira (29), às 20h, na Cervejaria Criolina, SOF Quadra 01, Conjunto B, LT 06, Guará, Brasília.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do WWF-Brasil
Leia Também
Leia também
Manifesto alerta para a destruição do Cerrado
ONGs ambientais alertam setores do agronegócio para a destruição de mais de 30% do bioma. A cada 2 meses, perdemos uma área equivalente à cidade de São Paulo →
Cerrado: dores e amores aos 65 milhões de anos
Sou um gigante, meu domínio cobre 22% do seu país, o Brasil. Mas metade de mim se foi e 600 das minhas espécies correm risco de extinção. Exijo respeito →
O que é o bioma Cerrado
Neste guia ((o))eco, voltamos a atenção para a "Savana brasileira", o segundo maior bioma nacional em extensão. →