Notícias

Mostra Ecofalante traz 106 filmes sobre temas socioambientais a partir desta quarta

Em sua 11ª edição, a programação do festival traz filmes sobre questões socioambientais, além de debates, aulas e sessões especiais. Evento ocorre entre 27/07 e 17/08

Duda Menegassi ·
25 de julho de 2022 · 2 anos atrás

Nesta quarta-feira (27) tem início a 11ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, dedicada aos filmes sobre temáticas socioambientais. Neste ano, o evento será em formato híbrido, com sessões online e presenciais em cinemas e centros culturais de São Paulo, ambas de forma gratuita. Ao todo, serão exibidos 106 filmes de 35 países diferentes, entre eles os dois documentários indicados ao Oscar, “Ascensão”, da diretora Jessica Kingdon, e “Escrevendo com Fogo”, da dupla Rintu Thomas e Sushmit Ghosh.

Os filmes que participam do Panorama Internacional Contemporâneo estão divididos em  seis categorias: ativismo; biodiversidade; economia; emergência climática; povos e lugares; e trabalho. A mostra também terá uma competição latino-americana de longas e curtas metragens e uma homenagem ao ator e diretor francês Jacques Perrin, falecido em abril deste ano, com exibição de quatro documentários produzidos e dirigidos por ele: “As Estações”, “Microcosmos”, “Migração Alada” e “Oceanos”.

Na abertura do evento, que ocorre nesta quarta-feira (27), será feita uma sessão presencial do filme “Animal”, inédito no Brasil, do diretor francês Cyril Dion. O documentário acompanha dois jovens ativistas de 16 anos numa jornada em que discutem a emergência climática e a sexta extinção em massa em curso no planeta. 

O programa da mostra inclui ainda sessões especiais, debates e uma masterclass sobre cinema de impacto, ministrada pelo produtor de “A Marcha dos Pinguins”, Jean-François Camilleri. Também haverá um concurso de curta-metragens brasileiros assinados por estudantes, com temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Veja a programação completa no site oficial da mostra.

Serviço:

11ª Mostra Ecofalante de Cinema

Quando: 27 de julho a 17 de agosto de 2022

Quanto: Gratuito

Sessões presenciais e online (confira a programação completa)

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Reportagens
12 de novembro de 2021

No dia do Pantanal, documentário relembra incêndios e projeta futuro do bioma

Novo filme de Lawrence Wahba documenta os incêndios que devastaram o Pantanal em 2020 e jogam luz sobre a necessidade de conservar o que ainda está de pé.

Reportagens
1 de setembro de 2021

Brasil, matriz energética e a arte de transformar ribeirinhos em sertanejos

Documentário acompanha a última moradora de cidade fantasma e debate os impactos da construção da hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia

Reportagens
23 de agosto de 2021

Parece floresta, mas não é: Filme escancara o que é a produção de monocultura de eucalipto

Documentário MATA acompanha a vida de pessoas impactadas pelo deserto verde da produção de eucaliptos no extremo sul da Bahia

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.