Pita o piloto do Cesna que nos leva de Aquidauana à Fazenda Rio Negro, no Pantanal do Mato Grosso do Sul, vai apontando os principais pontos de interesse – o rio Aquidauana, a serra de Maracaju, o Rio Negro – e os pontos de desmatamento e destruição. A precisão com que vai mostrando o que é bom e o que é ruim no Pantanal, revela não apenas sua experiência – são trinta anos pilotando na região – mas um tipo de preocupação e engajamento, que fui encontrando por toda parte que passei e com todas as pessoas com quem conversei.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Estudo genético revela duas novas espécies de bugios no Brasil
A pesquisa pioneira analisou todo genoma dos macacos conhecidos como bugios ou guaribas e confirmou a existência de um total de 16 espécies na América Latina →
O impacto ambiental dos data centers
De que nos serve uma Inteligência Artificial cada vez mais poderosa se não soubermos preservar as condições da vida no planeta? →
Como falar de alimentação e mudanças climáticas nas redes? Oficina promove formação em São Paulo
Atividade gratuita integra a programação da Virada Sustentável 2026 e propõe a produção de conteúdos digitais sobre sistemas alimentares e território →
