Colunas

Pesquisadores me motivam a fotografar

As imagens e os bastidores do registro fotográfico ao longo de 4 anos acompanhando a pesquisa sobre o tão ameaçado e misterioso pato-mergulhão na Serra Canastra.

27 de abril de 2011 · 13 anos atrás
  • Adriano Gambarini

    É geólogo de formação, com especialização em Espeleologia. É fotografo profissional desde 92 e autor de 14 livros fotográfico...

O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é considerado uma das dez aves aquáticas mais ameaçadas do mundo. Estima-se que existam em torno de 250 indivíduos, sendo que a população mais conhecida se encontra na região da Serra da Canastra. Pouco se sabe a respeito da genética, ecologia, comportamento e cuidado parental, exceto o fato de que o pato-mergulhão é um bioindicador da qualidade da água dos rios onde habita. E só nos últimos anos, quando o mineiro Instituto Terra Brasilis optou por manter pesquisadores morando permanentemente na região da Canastra, que surgiu algum conhecimento mais consistente sobre a espécie. Agora imagine a honra de documentar esta ave durante mais de 4 anos consecutivos, colaborar para uma pesquisa de ponta e  ver publicado, após tanto tempo de documentação, uma grande matéria na National Geographic, justamente numa edição especial sobre água (abril 2011).

Sabe-se que o pato-mergulhão é extremamente sensível a alterações ambientais como perda de mata ciliar, poluição das águas por agrotóxicos e assoreamento (problemas comuns na Canastra). Monogâmico, chega a ter até 8 filhotes por ninhada e sendo uma espécie nidífuga (abandona o ninho com os filhotes logo após o nascimento) fica suscetível a predadores como lontras, gaviões e pasmem, cachorros domésticos! Cheguei a fotografar uma família com 8 filhotes em seus 2 dias de vida e na semana seguinte, restavam apenas dois!

Além da pesquisa sobre a ecologia, identificação e distribuição de espécimes, por meio de um trabalho inédito de captura e colocação de anilhas e radio, os pesquisadores possuem uma ação intensa de educação ambiental com a comunidade. Segundo Lívia Lins, coordenadora do projeto, “A intenção é incentivar o envolvimento na proteção da espécie e mostrar aos vizinhos do pato-mergulhão que ele, tanto quanto todos nós, dependemos de água limpa para sobreviver. Estamos tentando fazer eles perceberem que preservar o pato é também garantir a pureza dos mananciais para abastecimento”.

Comecei a documentar periodicamente a Canastra em 1998, mas só há cerca de cinco anos que visitei a base do Projeto Pato Aqui, Água Acolá, em São Roque de Minas, propondo fotografar o tão lendário pato. Além de me deparar com a rotina árdua em seguir uma ave extremamente arisca, constatei como é a labuta na busca de financiamento para conservação de uma espécie, (o que para mim é um tanto incompreensível, já que o mais lógico seria justamente a facilidade em conseguir recursos para um fim tão nobre). Mais ainda, tive o privilégio não apenas de observar a espécie e registrá-la em momentos únicos, mas de me entregar numa ideologia a toda prova, de conviver com a dedicação imensurável dos pesquisadores na busca de alternativas que possam reverter um quadro tão obscuro para aquela ave. E a perceber, depois de tantos anos fotografando pesquisas pelo Brasil, que é justamente esta ideologia e dedicação de pesquisadores que motivam minha fotografia. E que todos os perrengues de campo e ‘bichos invisíveis’ que insistem em me conhecer por dentro, são facilmente resolvidos quando tenho a sensação que minhas imagens podem ajudar na conservação de alguma espécie e seu habitat. Hoje, mais do que nunca, eu dependo desta ideologia para continuar fotografando, tanto quanto uma imagem precisa de luz para existir.

Dentre milhares de cliques, entrego-lhes agora um pequeno slide show e um vídeo-documentário sobre meu trabalho fotográfico com o pato-mergulhão. Um vídeo dirigido com maestria por Marco Sarti e direção de fotografia de Danilo Padrin.

 

 

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.