Fotografia

Miriam Prochnow com olho de cidadã

Produto de quase vinte anos de ambientalismo, as fotos de Miriam Prochnow – com o marido Wigold Schäfer – mostram o Brasil que os brasileiros podem perder.

Alexandre Sant´Anna ·
10 de junho de 2005 · 19 anos atrás

Miriam Prochnow é uma brasileira. Ou melhor, a catarinense Miriam Prochnow é muito mais do que uma brasileira. É uma cidadã que deveria ser um exemplo para todos nós, brasileiros.

Ela é o típico caso do que se consegue com um trabalho de formiguinha, de que tanto ouvimos falar, mas que raramente temos a chance de ver funcionando na prática. É aquele tipo de pessoa que começa a consertar as coisas em seu quintal e acaba alcançando objetivos nacionais.

Está nisso desde 1987. Na época, ela era apenas uma pedagoga que ficava chocada com a quantidade interminável de caminhões carregados com toras de madeiras, que não paravam de sair de uma reserva indígena em Ibirama, Santa Catarina. Junto com o marido, Wigold Schäfer, funcionário do Banco do Brasil, fundou então a ONG Apremavi, com 17 simpatizantes recrutados na região. Hoje, a Apremavi em mais de 300 sócios. Miriam e Wigold foram “obrigados” a se mudar para Brasília, onde ela é a coordenadora da Rede de ONGs da Mata Atlântica.

A ligação de Miriam e Wigold com a fotografia começou como uma necessidade de registrar e denunciar as agressões ao meio ambiente. Ela define modestamente seu hobby como “utilitarista”. Não se considera uma fotógrafa. Aliás, ela diz que mal sabe quem fez o quê na coleção de fotos que tem junto com Wigold. Basta, porém, lançar uma rápida olhada nas fotos feitas pelo casal para ver sensibilidade e delicadeza na luz e na composição das fotos, além do forte impacto visual, quando se trata de fragrar desmatamentos ou outras agressões à natureza.

Miriam já publicou cinco livros, todos tendo o meio ambiente como tema central: “A Mata Atlântica e Você”, ” Floresta de Araucária” e ” Barra Grande”, por exemplo. Atualmente, coordena um projeto audacioso: um livro sobre a Mata Atlântica , verdadeira enciclopédia sobre a floresta em cada estado do Brasil.

Miriam é uma adepta da fotografia digital. Tem uma Nikon de 8 MB, mas ainda usa sua Nikon F-90, a base de filme, quando precisa fazer transparências para palestras.

Leia também

Colunas
24 de abril de 2024

O comprometimento do jornalismo ambiental brasileiro

A intensificação da crise climática e a valorização da subjetividade no campo jornalístico ressaltam o posicionamento na cobertura ambiental

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Salada Verde
23 de abril de 2024

Querem barrar as águas do ameaçado pato-mergulhão

Hidrelétricas são planejadas para principais rios onde vive o animal sob alto risco de extinção, na Chapada dos Veadeiros

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.