Depois de um breve e auspicioso reinado, passo o posto de Editor de Fotografia para o Ricardo Gomes. A bola agora está com um profissional multimídia que é craque no registro de imagens em foto e vídeo. E ambientalista dedicado.
Ricardo está habilitado a vestir qualquer camisa de seleção dos mais completos fotógrafos do país. É, entre outras coisas, biólogo marinho de formação, fotógrafo por vocação, mergulhador, produtor de vídeo submarino, produtor de vídeos comerciais para indústrias e para eventos sociais.
Foi fotógrafo de O Globo, sub-editor de fotografia do Extra e já mirou suas lentes sobre muita coisa. Casamentos, tiroteios nos morros cariocas, manifestações políticas e, é claro, a natureza. São dela as imagens que estão publicadas neste ensaio. Ricardo dá também aula de foto-jornalismo e coordena no Rio de Janeiro o Projeto Baleia Franca, que acompanha os cetáceos que aparecem no litoral da cidade.
Dotado de um olhar aguçado e de disparo rápido, Ricardo conhece muito do gigantesco e complexo mercado digital de equipamento fotográfico, vídeo e som. O Eco, sabendo disso, lhe fez um duplo convite. Editar a seção de fotografias e escrever uma coluna, a ser lançada em breve, sobre as novidades de um segmento que não pára de crescer e dominar a preferência dos profissionais de imagens. É uma grande sacada de O Eco: criar um espaço para os leitores conhecerem mais sobre a construção de imagens digitalizadas.
Leia também
Espírito Santo institui plano estadual de restauração alinhado ao PLANAVEG
Plano prevê assistência técnica, reforço da fiscalização e articulação de fontes de financiamento para a recuperação da vegetação nativa no estado →
Janeiro de 2026 e os sinais inegáveis do colapso da natureza
A crise climática demonstrou em menos de 30 dias que não respeita fronteiras e que o tempo de agir é agora, com ambição, justiça e responsabilização coletiva →
Cites aperta regras para exportação do bicudo e de mais cinco aves
Medidas mais rígidas de controle e fiscalização entrarão em vigor no dia 5 de março. Bicudo, curió e mais quatro pássaros do gênero Sporophila entraram no anexo 2 da convenção →


