Um bando de trinta-réis (Sterna hirundinacea) alça vôo na praia de Itapirubá Sul, um dos poucos lugares ainda razoavelmente desolados que restam na bela costa de Santa Catarina. As aves estavam paradas à beira da praia, enfrentando um vento Sul que trouxe uma frente fria e temperaturas abaixo de zero para as regiões de montanha no interior do estado. Depois de fotografá-las quietas, Manoel Francisco Brito não resistiu e deu um berro para forçá-las a decolar. A imagem foi capturada com uma câmera Canon D-10 equipada com lente zoom 70-210mm.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Depois do desmonte, reconstruir a governança ambiental paulista
Reconstruir a governança ambiental do estado passa por resgatar uma trajetória de referência em planejamento ambiental, gestão dos recursos hídricos e construção institucional →
ABRAMPA propõe instrumentos econômicos para garantir recursos às Unidades de Conservação
Nota técnica reúne mecanismos previstos em lei para ampliar o financiamento das UCs e garantir recursos para regularização fundiária, gestão e manutenção das áreas protegidas →
Proposta de UC para muriquis no Paraná avança, mas é flexibilizada
Após uma década de estudos, os ameaçados muriquis do Paraná podem ganhar área protegida ainda este ano, porém não de proteção integral, como pleiteavam os pesquisadores →

