Fotografia

Um clique nas mudanças climáticas

Alguns dos melhores fotógrafos de natureza estão em Um Clima para Vida, livro que registra o aquecimento global transformando habitats e ameaçando espécies.

Redação ((o))eco ·
9 de março de 2009 · 16 anos atrás
Clique aqui para ver o slideshow
Clique aqui para ver o slideshow

Em outubro de 2008, durante o Congresso Mundial para a Conservação, realizado em Barcelona (Espanha), não houve evento mais concorrido que o lançamento do livro de fotografia Um Clima para a Vida: Solução para um Planeta Saudável. A publicação faz parte da tradicional série de livros de fotos de natureza editados pela ong Conservation International, em parceria com a empresa mexicana de cimento Cemex e a Liga Internacional de Fotógrafos de Conservação (ICLP, na sigla em inglês).

O prefácio é do biólogo E.O. Wilson, considerado uma das vozes mais influentes do movimento conservacionista em todo mundo, e há mais uma série de textos de cientistas explorando o tema dos impactos do aquecimento global sobre ecossistemas-chave para a sobrevivência de muitas espécies. A obra traz 175 fotografias divididas em dez capítulos que realmente conseguem dar uma visão de como as mudanças climáticas afetam habitats tão distintos como as regiões polares e as florestas tropicais, sem deixar de mostrar efeitos nas zonas urbanas e nos ecossistemas marinhos.

A publicação inclui onze imagens especiais, em que os fotógrafos prestaram testemunhos sobre sua experiência em campo e como elas transformaram-se em registros em primeira mão dos impactos da mudança do clima sobre o meio ambiente. O renomado fotógrafo de vida selvagem Frans Lanting conta que, após clicar um mesmo lugar que havia sido fotografado na África, há 100 anos, sentiu-se “em um dos raros instantes onde você pode ver a extinção em progresso bem na frente dos seus olhos.”

O brasileiro Luciano Candisani colaborou com cliques preciosos sobre a Mata Atlântica e um de seus mais notórios habitantes, o macaco muriqui. Há também registros impressionantes da extensão do desmatamento na Amazônia.

A pesquisadora e fotógrafa Cristina Mittelmeir, que atualmente dirige o ICLP, conta que a parceria criada para a publicação de Um Clima para a Vida mostra uma boa maneira de envolver uma grande corporação em projetos deconservação.  A ICLP completa em 2009 quatro anos e segundo Cristina é um grupo de “fotógrafos que tem paixão pela conservação da natureza e que têm oportunidade de apresentar seus trabalhos em uma só voz”. Em sua opinião , os fotógrafos de conservação devem tanto mostrar o exótico quanto conscientizar o público. “A foto tem que mostrar ao mundo a beleza do que está prestes a ser perdido e ao mesmo tempo revelar os horrores que estão ocorrendo. Estes dois caminhos precisam ser balanceados para transmitir as mensagens.” 

Especialmente para O Eco, a ICLP disponibilizou dez fotografias de Um Clima para a Vida. Confira com mais um clique, desta vez no slideshow logo acima.

Serviço

A Climate for Life: Solutions for a Healthy Planet
Editado por Cemex Conservation Book Series em parceria com Conservation International e International League of Conservation Photographers
352 páginas, 175  imagens coloridas.
Mais informações em http://www.ilcp.com

Leia também

Reportagens
27 de dezembro de 2024

Poluição química de plásticos alcançou os mais antigos animais da Terra

Estudos identificaram que proteínas geradas nas próprias esponjas marinhas eliminam essas substâncias prejudiciais

Reportagens
26 de dezembro de 2024

2024 é o primeiro ano em que a temperatura média da Terra deve ultrapassar 1,5ºC

Acordo de Paris não está perdido, diz serviço climatológico europeu. Confira a galeria de imagens com os principais eventos extremos de 2024

Salada Verde
26 de dezembro de 2024

Obra milionária ameaça sítio arqueológico e o Parna da Chapada dos Guimarães, no MT

Pesquisadores, moradores e empresários descrevem em documentário os prejuízos da intervenção no Portão do Inferno

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.