Fotografia

Foto do dia: tucano-toco

Espécie avistada em quase todas as regiões do Brasil tem bico que pode chegar a 22 centímetros e é adaptado para coletar frutas e capturar pequenos animais.

Redação ((o))eco ·
17 de novembro de 2009 · 17 anos atrás
Foto: Aldem Bourscheit
Foto: Aldem Bourscheit

Apropriado até por partidos políticos pouco afeitos à conservação da natureza, o tucano toco (Ramphastos toco) é uma das várias espécies dessa bela ave típica dos trópicos. No Brasil, distribui-se por Piauí, Tocantins e Mato Grosso, chegando até o extremo norte do Rio Grande do Sul. Sua distribuição litorânea é desde o Rio de Janeiro até Santa Catarina. Seu enorme bico adaptado a pegar frutas e pequenos animais aparenta ser pesado, mas é formado por uma estrutura semelhante aos favos de mel. Na espécie, o bico pode chegar 22 centímetros. A imagem acima foi captada em Alto Paraíso (Chapada dos Veadeiros).


Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Podcast
28 de outubro de 2026

A Natureza da Conversa #6 – Como mapear e rastrear o gado, a madeira e o ouro na Amazônia

Existem hoje três principais frentes de desmatamento na Amazônia: a pecuária, a exploração ilegal de madeira e o garimpo →

Salada Verde
28 de outubro de 2026

Amazônia registra menor desmatamento em unidades de conservação federais desde 2008

As UCs tiveram 111 km² desmatados em 2026, menor área da série histórica; Na Amazônia, a redução foi de 17%; no Cerrado, de 8%, em 2026, na comparação com o ano anterior →

Reportagens
27 de outubro de 2026

Políticas alimentares foram ‘totalmente degradadas’ sob Bolsonaro, afirma secretária 

Ana Terra Reis, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, fala sobre os desafios da agricultura familiar diante das disputas territoriais em plena crise climática →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.