Fotografia

Foto do dia: papa-vento-cinza

Espécime registrado nas proximidades de Barra (BA) tem olhos que se movem em direções diferentes, como fazem os camaleões do Velho Mundo.

Redação ((o))eco ·
20 de novembro de 2009 · 17 anos atrás
Foto: Fábio Olmos
Foto: Fábio Olmos

Este raro Papa-Vento-Cinza (Polychrus acutirostris), ou lagarto-preguiça, foi encontrado nas proximidades de Barra, na Bahia. Seus olhos podem se mover em direções diferentes, como fazem os camaleões do velho Mundo, enquanto sua cor o torna quase invisível nos arbustos acinzentados da Caatinga. Também tem movimentos lentos, cauda preênsil e arrisca discretas mudanças de cor. Adultos medem até 15 centímetros, fora a cauda.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
3 de junho de 2026

Desmatamento altera características físicas de aves da Mata Atlântica

Pesquisa identifica mudanças em características físicas de espécies florestais antes mesmo da queda populacional ou do desaparecimento local

Salada Verde
3 de junho de 2026

Câmara aprova urgência para projeto que flexibiliza regras do garimpo

Regime de urgência aprovado pelos deputados permite votação direta em plenário de proposta que reduz exigências para empreendimentos garimpeiros considerados de menor porte

Colunas
3 de junho de 2026

Beija-flor da resistência: 40 anos sem Augusto Ruschi

“Cortam as matas ignorando tudo que está dentro delas. Ninguém quer saber que lá tem milhares de espécies de aves, centenas de milhares de espécies de insetos, de plantas, que fazem o equilíbrio”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Luzia diz:

    Apareceu uma aqui no meu quintal hoje (08/11/2019), Caxias, MA. Era de pequeno porte, tlvz um lagarto jovem. Belíssimo!