Nada como um bom Carnaval para se refugiar da vida urbana em meio a exuberantes paisagens. Com tempo e espaço para admirar e refletir, nasceu este ensaio fotográfico mostrando um pouco do Parque Estadual dos Três Picos.
Criado em 2002, este é o maior parque do estado do Rio de Janeiro. De acordo com INEA, o Três Picos tem 58,8 mil hectares, abrangendo terras de 5 diferentes municípios (Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim). O Parque faz parte do Mosaico Central Fluminense e forma um contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e com a Estação Ecológica Estadual do Paraíso, o que aumenta a sua importância como refúgio para inúmeras espécies da fauna e da flora. Dos três cumes que o nomeiam, o chamado Pico Maior é considerado o ponto culminante da Serra do Mar, com 2.316m.
Já no caminho de ida, pegando a estrada Nova Friburgo-São Lourenço, avistávamos as montanhas que dão nome ao parque: três imponentes picos rochosos. Passávamos por incontáveis propriedades rurais destinadas à agricultura e na estrada caminhões transportavam a produção. Pensei sobre as pressões que o Parque sofre, nesta que é a principal região produtora de verduras e legumes do estado do Rio de Janeiro. Mas parei por aí minha análise, pois já subíamos uma estradinha de terra com muitas pedras que exigiam minha atenção ao volante.
Justamente pela grande quantidade de montanhas, pedras e paredes, o parque se tornou um dos destinos preferidos de escaladores e montanhistas. Os primeiros escaladores a alcançarem o cume do Pico Maior foram Indio Luz do Brasil, Sílvio Mendes e Reinaldo dos Santos, em 1946. Em 1970, Waldinar dos Santos, Waldemar Guimarães, José Garrido e Guilherme Ribeiro conquistaram a via leste do Pico Maior, que, até 2000, foi a maior via do Brasil, e também uma das mais belas.
Foi de frente para a face Leste do Pico Maior que acampamos, no Abrigo República Três Picos. O primeiro amanhecer, com a luz baixa do sol batendo diretamente nas montanhas, mostrava formas, cores e contrastes dos Três Picos.
A inspiração surgia dessas vistas: para onde olhasse, a natureza me brindava com texturas.
E conforme os dias passaram, mais e mais ângulos, luzes e instantes me confirmaram: Nada de cores. Este lugar mágico é um lugar de texturas, de planos, de imensidões.
Leia também
Retrospectiva 2012 ((o))eco: O melhor do ano em Fotografia
ICMBio quer facilitar fotografia profissional nos parques
Maria Tereza Jorge Pádua: a beleza dos parques nacionais
Reuber Brandão: Bodas de Ouro na Chapada dos Veadeiros
Saiba mais
Mapa da Região
Sobre o Parque Estadual Três Picos (site do INEA)
Sobre o Mosaico Central Fluminense
Leia também
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →
Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia
Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local →
Cada dia esta site me supreende com suas novidades com o melhororçamento pintura preço m2