![]() |
Nada como um bom Carnaval para se refugiar da vida urbana em meio a exuberantes paisagens. Com tempo e espaço para admirar e refletir, nasceu este ensaio fotográfico mostrando um pouco do Parque Estadual dos Três Picos.
Criado em 2002, este é o maior parque do estado do Rio de Janeiro. De acordo com INEA, o Três Picos tem 58,8 mil hectares, abrangendo terras de 5 diferentes municípios (Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim). O Parque faz parte do Mosaico Central Fluminense e forma um contínuo florestal com o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e com a Estação Ecológica Estadual do Paraíso, o que aumenta a sua importância como refúgio para inúmeras espécies da fauna e da flora. Dos três cumes que o nomeiam, o chamado Pico Maior é considerado o ponto culminante da Serra do Mar, com 2.316m.
Já no caminho de ida, pegando a estrada Nova Friburgo-São Lourenço, avistávamos as montanhas que dão nome ao parque: três imponentes picos rochosos. Passávamos por incontáveis propriedades rurais destinadas à agricultura e na estrada caminhões transportavam a produção. Pensei sobre as pressões que o Parque sofre, nesta que é a principal região produtora de verduras e legumes do estado do Rio de Janeiro. Mas parei por aí minha análise, pois já subíamos uma estradinha de terra com muitas pedras que exigiam minha atenção ao volante.
![]() |
Justamente pela grande quantidade de montanhas, pedras e paredes, o parque se tornou um dos destinos preferidos de escaladores e montanhistas. Os primeiros escaladores a alcançarem o cume do Pico Maior foram Indio Luz do Brasil, Sílvio Mendes e Reinaldo dos Santos, em 1946. Em 1970, Waldinar dos Santos, Waldemar Guimarães, José Garrido e Guilherme Ribeiro conquistaram a via leste do Pico Maior, que, até 2000, foi a maior via do Brasil, e também uma das mais belas.
Foi de frente para a face Leste do Pico Maior que acampamos, no Abrigo República Três Picos. O primeiro amanhecer, com a luz baixa do sol batendo diretamente nas montanhas, mostrava formas, cores e contrastes dos Três Picos.
A inspiração surgia dessas vistas: para onde olhasse, a natureza me brindava com texturas.
E conforme os dias passaram, mais e mais ângulos, luzes e instantes me confirmaram: Nada de cores. Este lugar mágico é um lugar de texturas, de planos, de imensidões.
Leia também
Retrospectiva 2012 ((o))eco: O melhor do ano em Fotografia
ICMBio quer facilitar fotografia profissional nos parques
Maria Tereza Jorge Pádua: a beleza dos parques nacionais
Reuber Brandão: Bodas de Ouro na Chapada dos Veadeiros
Saiba mais
Mapa da Região
Sobre o Parque Estadual Três Picos (site do INEA)
Sobre o Mosaico Central Fluminense
Leia também
Reportagem sobre compostagem é a grande vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025
Matéria de Elizabeth Oliveira, em ((o))eco, ganhou a categoria nacional texto. Premiação ocorreu em cerimônia realizada nesta quinta-feira (4) →
Conama incorpora justiça climática e combate ao racismo ambiental em nova diretriz
Resolução inédita reconhece desigualdades ambientais e cria diretrizes para políticas mais justas; Princípios foram aprovados durante 148ª reunião do colegiado →
Plataforma reúne dados da cadeia da restauração para alavancar agenda no país
A Vitrine da Restauração ajuda a conectar fornecedores de insumos e serviços, viveiros, pesquisadores e políticas públicas para acelerar iniciativas de recuperação da vegetação →


















Cada dia esta site me supreende com suas novidades com o melhororçamento pintura preço m2