Quando o Landsat 5 for desligado neste mês de junho, após passar quase 20 anos orbitando o planeta, apenas dois satélites do programa Landsat estarão em operação. O mais novo dele, o Landsat 8, foi lançado no dia 11 de fevereiro de 2013 e começou a transmitir imagens no dia 18 de março, sendo que apenas no dia 12 de abril atingiu a sua órbita final, 705 km acima da Terra.
O vídeo abaixo foi criado costurando 56 imagens feitas uma semana depois, no dia 19 de março de 2013, pelo Landsat 8. É uma faixa de terra de 185 km de largura e 9.000 km de extensão, se estendendo do norte da Rússia até a África do Sul. Considerando que 70% do planeta é coberto por água, é uma oportunidade única de sobrevoar uma faixa tão grande sobre terra firme.
As imagens abaixo são alguns detalhes dessa incrível viagem. Na primeira podemos ver as fazendas que cercam os canais do rio Volga na Rússia central, uma área com uma longa e rica história da agricultura. A seguir temos a cidade saudita de Jeddah, na costa do Mar Vermelho. E por último uma linda imagem da costa oriental do maior lago da África, o Lago Victoria.
Os 40 anos do programa Landsat
As cicatrizes do planeta vistas do espaço
Três décadas vistas do espaço
O melhor de 2012 visto do espaço
As cores do planeta vistas do espaço
Qual é a sensação de se orbitar o planeta Terra?
Leia também
Qual é a sensação de se orbitar o planeta Terra?
Professor de ciências americano usa fotos de satélite meteorológico russo para simular a sensação de se estar orbitando o planeta Terra. →
As cores do planeta vistas do espaço
Nosso planeta não é apenas uma bolinha azul flutuando no espaço. As cores da Terra poderiam ter saído da imaginação dos maiores gênios da pintura. →
O melhor de 2012 visto do espaço
Assista um vídeo editado pela NASA com as melhores imagens de satélite de 2012. →